Transformação digital se faz com pessoas e para pessoas

A pandemia provocou uma aceleração na jornada da “Transformação Digital” dos Governos, que tem como objetivo principal o aumento da eficiência, melhoria de desempenho e relacionamento com o cidadão através da utilização de plataformas digitais.

Quando tratamos dessa transformação em relação à administração pública, é importante entender os vários ecossistemas digitais que existem nas esferas governamentais.

Uma tendência a nível mundial nesse momento é a aplicação do conceito de Citizen ID, que vem sendo conduzida no Brasil pelo governo federal através do portal gov.br. Esta iniciativa procura centralizar serviços de governo numa mesma plataforma.

O governo do Estado de Santa Catarina desde o seu início, aderiu a esta iniciativa e já conta com diversos sistemas integrados ao portal gov.br. A integração com a plataforma de “Governo Sem Papel” da SEA (Secretaria de Estado da Administração), e a integração do Detran Digital, desenvolvido pelo Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), empresa pública do governo, são exemplos dos serviços mais utilizados pelo cidadão.

A Empresa também realiza investimentos em “Gestão de Identidades”, campo da Segurança da Informação, fundamental no processo de transformação digital do governo do Estado. É preciso que o cidadão acesse os serviços públicos de uma maneira fácil e integrada, dinamizando e diminuindo as comprovações de identidade via documentos que atrasam o acesso a serviços, muitas vezes fundamentais e urgentes.

Uma chave para abrir esse caminho é o pessoal especializado em “Experiência do Cidadão”. Profissionais qualificados na área de UX (User eXperience) inseridos nos times de tecnologia para impulsionar e proporcionar esta jornada. A experiência digital precisa da interação humana para que o governo possa realmente ouvir o cidadão e garantir o acesso aos serviços.

Como observado, a transformação digital vai além do uso somente de tecnologias. Engloba também conhecimentos, processos, e principalmente pessoas. Além disso, há necessidade de entender o que significa, conhecer todos os pilares que fazem parte desta mudança e os impactos gerados na sociedade. Por isso, a transformação digital se faz com pessoas e para pessoas.

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