Vidas sem cinema

Desde a primeira exibição pública de um filme, feita em 1895 pelos irmãos Lumière em Paris com o invento que chamaram de cinematógrafo, o ato de ir ao Cinema e assistir um filme faz parte da vida de muitas pessoas.

No entanto, desde o início da pandemia que assola o mundo inteiro a grande maioria dos cinemas estão fechados. Só no Brasil são cerca de 3.500 salas cinemas e nos Estados Unidos mais de 40 mil salas com portas fechadas.

Este artigo não tem a pretensão de avaliar quando e como os cinemas devem voltar às atividades, nem o gigantesco impacto financeiro no setor. A ideia é tratar da importância que o ato de ir ao cinema tem na vida dos seres humanos.

As pessoas vão ao cinema para vivenciarem outra realidade, para se emocionarem, para terem uma experiência diferente. Seja assistindo um blockbuster hollywoodiano, uma animação infantil ou um filme de arte e independente, seja sozinho ou acompanhado, o espectador terá seu momento de fugir da realidade e entrar em outro mundo, ver a vida com outros olhos, enriquecer sua alma.

Mesmo com toda a oferta de filmes e séries para assistir em casa através de uma grande gama de plataformas de streaming, o cinema é insubstituível como local para assistir filmes, nenhum outro local oferece uma experiencia tão completa e enriquecedora, sem falar que a ida ao cinema nunca se resume apenas ao ato de assistir determinado filme, há sempre algo mais, um encontro, um bate-papo, uma refeição em boa companhia, enfim, é um programa diferente de qualquer outro.

No mês de junho que passou, o Paradigma Cine Arte de Florianópolis, único cinema da cidade com programação exclusiva de filmes de arte, independentes e fora de circuito comercial, comemorou 10 anos de atividade. Foram mais de 1500 filmes exibidos, provenientes de mais de 30 países diferentes.

O Cinema, para alegria do seu público fiel, não fechará suas portas em definitivo, voltará as suas atividades assim que tiver permissão para isto, porque acreditamos que nada se compara ao cinema no cinema.

+

Artigos

Artigo

Sabido e ressabido que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou ...

Artigo

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: ...