2020, o ano das reformas

O ano legislativo em Brasília, que começará em fevereiro, será movimentado pela agenda de reformas em debate no Congresso Nacional. Após a intensa discussão até a aprovação da reforma da Previdência, em 2020, um ano eleitoral, será a vez de parlamentares se debruçarem sobre as propostas das reformas Tributária e Administrativa, as que visam alterar regras no Código de Trânsito Brasileiro, a que estabelece a autonomia do Banco Central e a retomada do debate sobre a prisão após a condenação em segunda  instância. Tudo indica que deverá ser outra novela para estas reformas entrarem na pauta do Congresso.

A Tributária, por exemplo, já está nas mãos dos parlamentares há muito tempo e não andou o suficiente para se chegar a uma conclusão. A administrativa pode ser a reforma da vez e com chances de andar mais rápida. No início da semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser encaminhada ainda em fevereiro ao Congresso. Bolsonaro garante que a proposta terá equilíbrio entre a economia aos cofres públicos e a garantia de direitos aos servidores.

Mas outra reforma muito importante para o país não está nem sendo cogitada no momento: a Política. Isto mesmo, a reforma Política deveria estar também na agenda de discussões do Congresso. Para muitos brasileiros, esta deveria ser a primeira reforma, pois toda mudança depende da política. Sem uma política saudável teremos sempre reformas capengas. Mas parece que os políticos não têm interesse em reverter esse jogo em que sempre, ou quase sempre, são os vitoriosos.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

O número de mortes violentas vem caindo em Santa Catarina nos últimos meses, os números divulgados pelo governo […]

Editorial

Estamos às vésperas do Carnaval e muitos brasileiros estão “concentrados” para a folia que toma conta do país. […]

Editorial

A operação que mobilizou quase 600 policiais civis de 12 Estados brasileiros, Santa Catarina entre eles, demonstra o […]

Editorial

O movimento da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) para frear o edital de concessão do trecho Sul da […]

Editorial

A quarta-feira foi um dia histórico no Brasil. O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, reduziu […]

Editorial

Referência para o Brasil em oferta de serviços de atenção primária na área da saúde, Florianópolis já consolidou […]

Editorial

Paralisado nos últimos anos pela recessão econômica que travou o país, o setor da construção civil ganhou novo […]

Editorial

Apesar da rapidez da troca de informações no mundo cada vez mais globalizado, ainda há pouca informação sobre […]