O fim de 2020, um ano desafiador

O 2020 termina com a sensação de ter sido o pior ano de nossas vidas. Foi um ano desafiador. A pandemia de Covid-19 mexeu com praticamente todos os sentimentos das pessoas: perda, saudade, medo, tristeza, raiva, amor, desespero, frustração, gratidão, esperança…

Desde março, muitos enfrentam um rigoroso isolamento social; outros tantos seguiram firmes e fortes no trabalho; houve perdas, quase 1,8 milhão de pessoas no mundo todo morreram; tivemos que aprender, ou reaprender, a ter cuidados básicos com a higiene pessoal; passamos a pensar mais no coletivo do que no individual; e seguimos com a esperança de que em 2021 tudo isso passe.

Esperança é a palavra-chave para o novo ano que se inicia. Esse é o tema da nossa reportagem especial desta edição de fim de ano. Esperança de um mundo melhor, de que tudo isso que estamos enfrentando tenha um retorno positivo lá na frente. Esperança de que as vacinas deem resultados positivos, para que possamos ficar imunes ao novo coronavírus.

Na reportagem, contamos histórias de pessoas que se reinventaram durante a pandemia e que deixaram aflorar a solidariedade e a união. Pensamos neste tema para a última edição do ano para levarmos uma expectativa otimista aos nossos leitores.

Em 2020, de alguma forma todos acabaram afetados. Mas o Réveillon é, historicamente, tempo de avaliar o que passou, de bom e de ruim, agradecer e se encher de esperança. É o momento de fazer um ou mais pedidos e seguir em frente. Fim de ano também é propício para avaliarmos nosso trabalho.

Durante estes mais de nove meses de pandemia, nós, do Grupo ND, estivemos ao lado da notícia, para levar aos nossos leitores do jornal ND e do portal ND+ e aos nossos espectadores da NDTV e da Record News SC, a melhor informação, sempre com credibilidade.

A nova redação integrada, batizada de Mario José Gonzaga Petrelli e inaugurada poucos dias antes do início da pandemia, fortaleceu ainda mais nosso jornalismo. Vamos, juntos, fazer um 2021 de muita esperança e fé. Feliz Ano-Novo.

+

Editoriais