A força do varejo

As relações de consumo são das mais importantes da economia, pois geram a maioria dos empregos formais do Brasil e movimentam diversos níveis de cadeias produtivas e comerciais. No ano passado, o País tinha mais de 4,8 milhões de negócios de comércio varejista.

Nesta semana, a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) divulgou a sexta edição do ranking com as 300 maiores empresas do varejo no País. Entre elas, 11 são catarinenses, como mostra a reportagem de Marcela Ximenes nesta edição do ND.

São empresas que se destacam nacionalmente nos segmentos de supermercados, lojas de departamento, eletrodomésticos, material de construção e moda. Elas representam a força do povo catarinense, a riqueza e a diversidade da economia do Estado, atualmente a sexta maior do Brasil.

O setor varejista, que passa por algumas dificuldades nos últimos anos devido à crise econômica, está conseguindo se manter relativamente aquecido. Em Santa Catarina, os números do comércio são positivos, a cada mês o Estado tem destaque nacional.

A pandemia, que retraiu os índices em todo o mundo, é um desafio a mais para os varejistas catarinenses. O isolamento social e o trabalho em home office mudaram o comportamento do consumidor.

Para especialistas do Sebrae, as necessidades de consumo não desaparecem e podem até aumentar, mas durante uma pandemia o comportamento do consumidor pode variar segundo as etapas do avanço da doença.

Atento a esse movimento, o varejo catarinense soube muito bem como continuar atraindo os consumidores. Todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos e os negócios são feitos com toda a segurança que o momento exige. Não houve retração.

No país, de acordo com estudo da SBVC, o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada, ou mais de 8,5 milhões de pessoas. Os números mostram a força e a importância do setor, para o Brasil e para Santa Catarina.

+

Editoriais

Editorial

As primeiras palavras da governadora Daniela Reinehr à imprensa, após ser empossada, são de otimismo ...