A importância dos incentivos

O Comitê de Defesa da Competitividade do Produto e Serviço Catarinense fez um grave alerta para os impactos que serão causados pela mudança na política de incentivos fiscais do Estado, proposta pelo governo e em tramitação na Assembleia Legislativa. Ontem os primeiros empresários, atingidos pela mudança, acenaram com a possibilidade de deixarem o Estado ou reduzirem os seis investimentos caso não haja um recuo por parte do governo do Estado. Eles defendem que os incentivos fiscais fazem muito bem ao Estado, garantindo não apenas o crescimento e estabilidade das indústrias, mas a condição diferenciada da nossa economia em relação aos demais estados.

A Assembleia Legislativa já está fazendo a sua parte. Ouviu o pleito do comitê, ouviu os empresários e está disposta a mediar o conflito. Propõe um encontro entre o governo e os empresários e se não houver consenso uma audiência pública. Mas falta o Estado se apresentar, se posicionar, conversar com as forças vivas da sociedade, expor as suas contrarrazões e levar em conta o que a classe empresarial vem alertado desde o começo do ano, quando teve início a discussão a respeito de mudanças. Há prejuízo ao movimento econômico e podem haver em breve demissões. Estados como o Rio de Janeiro já viveram essa realidade e sofreram com a debandada de empresas para outros Estados, tendo em vista o aumento dos custos e a falta de sensibilidade do governo.

Hoje, Santa Catarina vive outra realidade econômica, se comparada aos demais estados da federação. A classe empresarial mantém o otimismo e aguarda com esperança o impacto de reformas como a da Previdência. A mudança na política do ICMS e dos incentivos fiscais, pode resultar num verdadeiro banho de água fria e nos deixar para trás na corrida da recuperação econômica.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

As velhas práticas da política estão mais que condenadas. Não é apenas a legalidade que norteia uma decisão. […]

Editorial

Problema recorrente nas grandes cidades, mas nem sempre tratado da maneira como deveria ser, a população de rua […]

Editorial

É grande a expectativa pelos efeitos da reforma da Previdência na economia do país. Uma nova realidade, que […]

Editorial

O imbróglio que cerca a restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis reflete a dificuldade de preservação dos prédios […]