A serviço do cidadão

Num cenário cada vez mais desafiador, com o surgimento de novas mídias e novos hábitos do consumo de informação, os jornais se reinventam para se adaptar aos novos tempos. A mídia impressa continua tendo o seu papel preponderante como fornecedor confiável de conteúdo informativo. No papel ou pelo meio digital, o “Notícias do Dia” se renova sem perder a identidade
conquistada ao longo de 13 anos de existência. Nos dias de hoje a informação é fundamental para entender o mundo que nos cerca. O papel da mídia impressa, apesar das profecias que indicavam o fim dos jornais, continua cada vez mais relevante. Os impressos não sucumbiram à chegada da internet.

Ao contrário, são os principais fornecedores de conteúdo de qualidade. Hoje não é possível desprezar a força e a presença multidimensional dos impressos. Em plena era digital, os jornais estão mais vivos do que nunca, amplificando a audiência do papel. A convergência cada vez maior entre os meios permite que o conteúdo produzido dentro de uma redação seja distribuído pelas mais diversas plataformas. O jornal continua sendo o primeiro contato de muitos cidadãos com a informação, logo cedo.

É o veículo que pauta emissoras de rádio, meios digitais e redes sociais, gerando grande repercussão. Neste novo ciclo da comunicação, o “Notícias do Dia” completa mais um aniversário em sintonia com universo multimídia, trafegando no impresso e no online, por meio do portal e do aplicativo ND+. Seu conteúdo é distribuído pelas plataformas digitais gerando uma audiência que potencializa a sua força editorial.

Temos motivos de sobra para festejar os 13 anos de circulação diária do “Notícias do Dia”, como grande aliado dos moradores da Grande Florianópolis. O ND nasceu para impedir o monopólio da informação em Santa Catarina e servir de contraponto na mídia impressa. Sua presença ajudou a regular o mercado publicitário e anunciante promovendo uma concorrência positiva e saudável. No âmbito regional o ND abre espaço à comunidade estimulando a pluralidade de ideias, informando e ajudando a formar opinião. Nossa linha é
pautada na defesa da verdade, do estado de direito, da cidadania, dos valores familiares e da democracia.

Acreditamos que a melhoria da sociedade depende de cada um e de todos.  Após as eleições de novembro de 2018, que mobilizaram a sociedade em favor das mudanças, o país vive um novo momento de sua história. Entendemos que o nosso papel é nos posicionarmos, cobrando dos poderes e dos governos que cada um faça a sua parte. É preciso que o espírito público prevaleça e que o cidadão seja mais atuante, com capacidade de se indignar e se expor. Só com o envolvimento e participação de todos – sociedade organizada, entidades de classe, empresários, políticos, imprensa e poderes – será possível construir este novo Brasil que todos desejam. Sabemos que a sobrevivência de um jornal está na forma como o leitor se apropria dele como seu porta-voz. Nesse sentido, o ND tem sido um defensor das boas causas e, graças à sua linha editorial construtiva, tem ajudado a sociedade a mudar a realidade.

Nesta edição comemorativa estão registrados alguns bons exemplos de como a imprensa, de forma responsável, pode contribuir para a solução de problemas que afetam o cotidiano dos cidadãos. O jornal tem o poder de influenciar e motivar a sociedade. Nossa missão é ajudar o leitor a entender e refletir sobre o cotidiano. A abordagem de assuntos, muitas vezes polêmicos, com posicionamentos corajosos, ajudaram o jornal ND a construir a sua imagem de credibilidade. Nesta edição reproduzimos dezenas de editoriais que mostram este posicionamento. Ao chegar à edição número 4.050, o Grupo RIC divide com seus assinantes, jornaleiros, distribuidores, leitores e anunciantes a satisfação de manter um jornal cada vez mais vivo e atuante, que aposta no jornalismo regional.

Somos gratos pelo reconhecimento diário do nosso público, que enxerga a importância de um veículo impresso para nossa região. Em especial, agradecemos aos mais de 40 clientes que participaram desta superedição de 88 páginas. Ela tem um significado emblemático: mostra a relevância do nosso veículo e nos obriga a reafirmar o compromisso de fazer jornalismo sério e responsável, porém opinando e se posicionando por ideias que contribuam para uma sociedade cada vez melhor. Muito obrigado e vamos em frente.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

As velhas práticas da política estão mais que condenadas. Não é apenas a legalidade que norteia uma decisão. […]

Editorial

É grande a expectativa pelos efeitos da reforma da Previdência na economia do país. Uma nova realidade, que […]

Editorial

O imbróglio que cerca a restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis reflete a dificuldade de preservação dos prédios […]

Editorial

Num cenário social ainda conturbado, que divide os brasileiros a favor ou contra, entre direita e esquerda, Bolsonaristas […]