A valorização do voto

Fechadas as contas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Santa Catarina, chama a atenção o número de candidatos inscritos para concorrer às eleições municipais deste ano, tido como recorde. São 21.422 pedidos de registro de candidaturas, o que representa 21,45% a mais do que as eleições municipais de 2016, que teve 17.639 candidatos registrados.

Até o momento, informa o TRE, são 19.598 candidatos a vereador e 912 para prefeito e vice-prefeito. Este número pode mudar após o julgamento dos pedidos de registro de candidaturas. O eleitor pode consultar os nomes no DivulgaCandContas – sistema que controla os registros e está disponível na internet para acesso público.

O Grupo ND defende o processo eleitoral como uma das mais legítimas ferramentas de manutenção da democracia. Chegou a se posicionar a favor do adiamento das eleições neste ano, por entender que a saúde e o reerguimento da economia em plena pandemia deveriam ser as prioridades. Porém, diante da manutenção das eleições e a largada das campanhas neste novo cenário, continua com sua missão primordial de garantir ao eleitor todas as informações para que ele exercite sua cidadania nas urnas.

Um compromisso com a informação criteriosa e ética, que entendermos ser ferramenta de combate às fake news e à desinformação. Entre os nomes apresentados, gratas surpresas ao se observar candidatos muito jovens, de 18 anos, lançando-se à vida pública, e o aumento de mulheres, que ultrapassam os 30% das candidaturas. Entre a imensa maioria também figuram nomes já bem conhecidos do eleitor, em busca pela manutenção no poder.

Diante deste quadro, agora cabe ao eleitor o compromisso de informar-se no momento de escolher seus representantes e não se deixar corromper nesta escolha. Pois de nada adianta reclamar dos políticos nas redes sociais e na hora de votar desvalorizar seu voto, vendendo-o por uma cesta básica ou em troca de um favor.

+

Editoriais

Editorial

As primeiras palavras da governadora Daniela Reinehr à imprensa, após ser empossada, são de otimismo ...