Ações pela mobilidade

O caos que se instalou no trânsito no final da tarde e início da noite de quinta-feira (12) em Florianópolis reavivou o polêmico assunto que vem se tornando recorrente na Ilha: a cada veículo quebrado, principalmente ônibus e caminhões, a cidade trava. Na quinta-feira, foi um ônibus de turismo parado na SC-401 que atrapalhou a vida de milhares de florianopolitanos. Grandes congestionamentos se formaram na rodovia estadual, na Beira-Mar Norte e entorno. Os reflexos disso logo se espalharam para outros pontos da cidade.

A cidade conta com apenas um guincho, que fica nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Uma Capital servida por apenas duas pontes não pode prescindir de equipamentos modernos, que permitam a remoção de qualquer obstáculo à sua combalida mobilidade urbana. Desta vez, autoridades agiram rapidamente. O promotor de Justiça Daniel Paladino informou que vai abrir inquérito civil para cobrar providências do governo do Estado. Ele vai recomendar um guincho permanente na SC-401.

Já o prefeito Gean Loureiro anunciou medidas para tentar resolver de vez os problemas de mobilidade: contratação emergencial de um guincho para atuar na SC-401, contratação de agentes da Guarda Municipal, revisão das lombadas e intervenções no sistema viário. Gean foi enfático: “Os interesses individuais não podem estar acima dos interesses da cidade”.

O prefeito tocou num ponto de extrema importância. A cidade é coletiva. Não podemos mais ser reféns de individualistas, que param seus veículos onde bem entendem; motoristas de caminhões de carga que estacionam nas calçadas ou no meio da rua para descarregar, que resolvem fazer manobras em locais inadequados; motoristas que insistem em usar o telefone ao volante… Se todos fizerem a sua parte, a mobilidade, no mínimo, deixa de piorar.

+

Editoriais

Editorial

O Grupo ND e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) deram a largada na sexta-feira (23 ...

Editorial

O Brasil está virando um país de golpistas e fraudadores. Durante a pandemia, o número de golpes e f ...