Ações simples e eficazes

Os quatro maiores municípios da região da Grande Florianópolis figuram com um destaque nada abonador na lista dos 115 municípios catarinenses considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Segundo o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, uma cidade só é considerada infestada quando além da disseminação, há manutenção dos casos.

Em meio a uma pandemia provocada por outro inimigo muito mais mortal e invisível, o coronavírus, que acabou por mudar os hábitos e a rotina de todos, muitas pessoas acabaram descuidando de seus quintais, o que acaba por facilitar a disseminação dos mosquitos.

As providências para manter os mosquitos longe são relativamente bem simples. Manter quintais e jardins limpos, evitando água parada em recipientes e usar areia ou terra em vasos ao invés de água são as principais recomendações.

Os cuidados também devem se estender para as calhas, para os recipientes de coleta de lixo e, no caso de quem guarda garrafas, mantê-las de boca para baixo. Como se pode observar, as orientações para evitar a dengue e outras doenças como a chikungunya ou o zika vírus são relativamente bem simples.

E se cada um fizer sua parte, poderemos erradicar este inimigo que já matou cinco pessoas neste ano em Santa Catarina e deixou milhares derrubados, com as terríveis dores acompanhadas de febre e outros sintomas. Fazer a sua parte é fundamental em qualquer processo.

Podemos não evitar as doenças, mas se nos prevenirmos, os riscos e as consequências podem ser bem mais leves. Então, vamos fazer nossa parte tornando o nosso ambiente mais limpo e nossa vida muito mais segura.

A mesma orientação vale para o coronavírus. Pois todos sabemos que uma boa higiene e o uso de um acessório simples mas eficaz, como a máscara, pode nos ajudar a evitá-lo. Então, mesmo diante de números um pouco mais animadores em relação ao combate à Covid-19, vacina e máscara continuam imprescindíveis.

+

Editoriais

Editorial

Reportagem publicada na página 15 desta edição traz decisão judicial tomada por juíza do município d ...