Alerta em praias e rios

O sinal de alerta nas praias, rios, lagos e piscinas em Santa Catarina está
ligado ao máximo neste verão. As dicas e orientações do Corpo de Bombeiros precisam ser seguidas à risca por banhistas e turistas, que buscam locais com água para se refrescar nestes dias de calor intenso.

Em 25 dias, de 12 de dezembro a 5 de janeiro, 29 pessoas morreram afogadas. O número é 52% maior do que o mesmo período de 2018/2019. É alarmante. O assunto é muito sério. Segundo a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), 16 pessoas morrem afogadas no Brasil todo dia.

Um levantamento recente da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) apontou que o afogamento é a segunda causa de morte por fator externo entre crianças de 1 a 4 anos, a terceira causa de morte na faixa de 5 a 14 anos, e a quarta entre jovens de 15 e 19 anos. Respeitar limites e regras é fundamental para se divertir com segurança e manter-se longe de estatísticas de afogamentos no verão. Aos jovens e adultos, um alerta reforçado quanto ao consumo excessivo de álcool durante os momentos de lazer em praias, rios ou piscinas.

Embriagados, quando a confiança aumenta e os reflexos diminuem, os riscos são imensos. Neste casos, a orientação é ficar na parte rasa, onde também é possível se divertir. Para quem acha que entrar na água sem precaução é brincadeira, é preciso modificar o pensamento. Todo cuidado é pouco. Para que se tenha um momento de lazer com alegria, é importante lembrar que é preciso ter, acima de tudo, responsabilidade.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

O movimento da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) para frear o edital de concessão do trecho Sul da […]

Editorial

A quarta-feira foi um dia histórico no Brasil. O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, reduziu […]

Editorial

Referência para o Brasil em oferta de serviços de atenção primária na área da saúde, Florianópolis já consolidou […]

Editorial

Paralisado nos últimos anos pela recessão econômica que travou o país, o setor da construção civil ganhou novo […]

Editorial

Apesar da rapidez da troca de informações no mundo cada vez mais globalizado, ainda há pouca informação sobre […]

Editorial

O projeto de municipalizar as sete rodovias estaduais que cortam Florianópolis ganha fôlego sempre que cresce o debate […]