Alerta mantido

Ainda não se sabem os níveis de transmissibilidade ou de letalidade da nova variante do novo (não mais tão novo assim!) coronavírus.

Por isso mesmo, enquanto estas características da variante Ômicron estão sendo pesquisadas, é importante que ainda se mantenha precaução em relação aos cuidados sanitários. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou ontem que a principal arma contra a Covid-19 continua sendo a vacinação.

Mais cedo, o ministro realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais durante reunião de trabalho sobre a variante Ômicron. E reforçou que os cuidados com esta e outras variantes, apesar de suas características ainda estarem sendo estudadas, devem ser os mesmos.

É de conhecimento da população que o cenário epidemiológico no Brasil vive um momento de maior tranquilidade em função da campanha de vacinação. Já foram distribuídas aos Estados brasileiros 372 milhões de doses de vacinas – cerca de 308 milhões delas já foram aplicadas na população.

Vem dos próprios gestores do ministério a orientação de que é extremamente importante mantermos foco na campanha de vacinação e nas medidas chamadas não farmacológicas [uso de máscaras], evitarmos aglomerações públicas e continuarmos com higienização das mãos, álcool em gel e etiqueta respiratória.

Santa Catarina flexibilizou o uso de máscaras, o que não significa que elas estão proibidas, mas que podem ser deixadas de lado por momentos, como em passeios ao ar livre. Mas estas medidas não significam que a pandemia está totalmente controlada.

Ontem, por exemplo, no emocionante jogo do Avaí contra o Sampaio Corrêa, fiscais da Vigilância Sanitária da Capital estiveram no estádio da Ressacada fiscalizando a cobrança do passaporte da vacina.

Pela avaliação, o espaço, que teve a lotação liberada em 100%, cumpriu corretamente a exigência do passaporte e algumas pessoas foram barradas por não comprovarem que estavam com o calendário vacinal completo. Que estes cuidados se repitam em outros eventos, para que todos possam ter seus momentos de lazer e descontração em segurança.

+

Editoriais