Aliada contra a pandemia

Crise de saúde pública sem precedentes, a pandemia da Covid-19 tem desafiado pesquisadores de todo o mundo na busca de soluções que impeçam a propagação do vírus, salvem vidas humanas e, também, minimizem os gigantescos impactos na economia. A tecnologia tem sido aliada fundamental nesse front, com DNA catarinense em várias iniciativas.

Muitas já produzem os primeiros resultados positivos. Desenvolvido em Florianópolis, um dos projetos está colocando no mercado um produto antimicrobiano que aumenta de forma excepcional a eficácia da higienização das roupas. A solução já é comercializada para indústrias, em especial a automotiva e a têxtil.

Outra pesquisa, que está sendo tocada em parceria com a Fundação Certi também na Capital, pretende garantir que as empresas consigam fazer testes em massa e, com isso, monitorar de forma mais eficiente a saúde
dos pacientes. Se bem-sucedida, a ideia vai permitir maior segurança na retomada gradual das atividades econômicas com a flexibilização das restrições pelas autoridades sanitárias.

São projetos tecnológicos locais que já começam a colher frutos no trabalho de luta contra o avanço do coronavírus. No cenário internacional vem sendo feito um esforço gigantesco, com pelo menos 70 equipes debruçadas sobre pesquisas para o desenvolvimento de um remédio 100% eficiente e de uma vacina que proteja contra a doença.

Nesse momento de crise pandêmica, ainda com muitas dúvidas e enormes desafios a serem enfrentados, solidariedade e ciência têm sido parceiras
importantes no enfrentamento da Covid-19.

+

Editoriais

Editorial

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na última ...

Editorial

FRASE: E a solução para reduzir esta conta, ao contrário do que se pensa, não está nos gabinetes, ma ...