As vantagens do acordo

Uma mudança significativa nas relações comerciais do Brasil com a Europa deve ser proporcionada pelo acordo celebrado entre o Mercosul e a União Europeia. Santa Catarina, por ser um estado diferenciado, terá benefícios tanto nas importações quanto nas exportações, especialmente no mercado de carnes. E poderá avançar muito mais dado a sua condição em comparação aos outros estados da federação.

Nossa qualidade na produção de carnes de aves é incontestável, mas há competitividade em uma série de outras áreas, a começar pela nossa mão-de-obra, que pode nos garantir espaços significativos com produtos elaborados e até na questão das importações com destino ao Mercosul. A operação de desembarque de veículos da General Motors no porto de Itajaí é um exemplo disso, sem contar que o porto está prestes a retomar 100% da capacidade perdida desde a última grande enchente que atingiu a cidade.

Santa Catarina foi e continua sendo o Estado mais resistente à crise que se instalou no País a partir de 2014. Foi o que primeiro reagiu, voltando a gerar empregos, em especial na indústria, onde a confiança na retomada do crescimento permanece firme e o crescimento na geração de empregos beira os 5% esse ano. A efetivação do acordo, não há dúvida, aumentará ainda mais a esperança no desenvolvimento do mercado europeu para o produto catarinense.

Os negócios do Estado com a União Europeia passam de US$ 4 bi por ano, com destaque além das carnes para os peixes e os aparelhos eletrônicos nas exportações e plásticos e farmacêuticos para as importações. A redução de barreiras tarifárias aumentará o comércio nos dois sentidos, ajudando na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do Estado. Apesar de o acordo ter demorado 20 anos, a partir da sua homologação, a nova realidade do comércio chegará bem rápido e Santa Catarina estará preparada para ela.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

As velhas práticas da política estão mais que condenadas. Não é apenas a legalidade que norteia uma decisão. […]

Editorial

Problema recorrente nas grandes cidades, mas nem sempre tratado da maneira como deveria ser, a população de rua […]

Editorial

É grande a expectativa pelos efeitos da reforma da Previdência na economia do país. Uma nova realidade, que […]

Editorial

O imbróglio que cerca a restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis reflete a dificuldade de preservação dos prédios […]