Avanços na segurança

O ano de 2020 termina com uma boa notícia na segurança pública em Santa Catarina: alguns índices de criminalidade tiveram queda em relação ao ano anterior.

Neste ano de pandemia, a Polícia Militar precisou ampliar sua atuação e passou a ser uma das instituições que protagonizam as ações de prevenção e combate ao coronavírus.

O trabalho intenso de proteção ao cidadão catarinense reflete nos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os números relacionados a 2020 são grandiosos: a PM fez mais de 430 mil boletins de ocorrências, realizou 43 mil prisões em flagrante, expediu 36 mil termos circunstanciados e cumpriu 4.799 mil mandados de prisão.

Também recuperou 4.463 veículos e apreendeu 2.119 armas. Quanto aos crimes, houve redução de 22% nos casos de roubos e 19% nos furtos. Já os casos de homicídios cresceram este ano em Santa Catarina, passando de 695 em 2019 para 767 em 2020.

Nos últimos anos, a segurança pública tornou-se uma das grandes demandas da população, pois a qualidade de vida passa também pela sensação de segurança. No dia a dia, a violência está presente nas ruas, nos comércios, nos ônibus e nas residências.

São crimes que traumatizam as vítimas e espalham o medo na sociedade. Não é possível construir a paz sem cidadania. Este é um desafio aos governantes para reduzir a violência cada vez mais, por isso é fundamental que a atuação da Polícia Militar seja cada vez rigorosa e inteligente.

O cerco aos criminosos, que começamos a ver por meio dos números em Santa Catarina, reverte o quadro de anos anteriores e nos dá mais segurança em todos os sentidos. Bom para os cidadãos e bom para Santa Catarina.

+

Editoriais