Centro Histórico

Após diversos projetos e ideias que nunca saíram do papel ou nunca foram concluídos, surge agora o Distrito 48, um projeto de transformação do Centro Histórico de Florianópolis. A parte Leste da área central sofre com o abandono e a degradação desde a implantação do sistema integrado de transporte coletivo, em agosto de 2003, quando os ônibus deixaram o Terminal Cidade de Florianópolis e foram para o Ticen.

A transição dos usuários do transporte coletivo pelos grupos de pessoas em situação de rua e usuários de drogas deixou os espaços públicos degradados, com sujeira e pichações, sem contar os constantes arrombamentos no comércio.

Diferente de outros projetos para o Centro Histórico, o Distrito 48 prioriza o investimento em distritos criativos para promover a recuperação de centros urbanos degradados. O foco é a economia criativa, um conjunto de negócios baseados no capital cultural e intelectual. Isso é uma tendência internacional que vem ganhando força em diversos países. São experiências bem-sucedidas que estão mudando o cenário de muitas cidades.

Em Florianópolis, o trabalho vem sendo desenvolvido em parceria por instituições e poder público. “Vamos requalificar o Centro Histórico, de maneira que ele possa ser repovoado depois das 18h”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires. Essa é a peça-chave do problema que se arrasta por 17 anos na Capital.

O Centro Histórico precisa voltar a ter vida, gente circulando, com segurança e atrativos. Enfim, é fundamental recriar um espaço público de qualidade, com prioridade aos pedestres e com o comércio aberto até mais tarde. Com esse trabalho conjunto, e a revitalização de locais como o Largo da Alfândega, o Centro Histórico tem potencial para voltar a ser um local de convivência. E seguro.

+

Editoriais

Editorial

As relações de consumo são das mais importantes da economia, pois geram a maioria dos empregos forma ...

Editorial

Apesar de ainda o coronavírus ser uma real ameaça, de a Covid-19 continuar matando centenas de pesso ...