Economia fortalecida

Santa Catarina é um Estado diferenciado, isso ninguém duvida. As incertezas econômicas que assombram o Brasil desde 2013 não têm o mesmo impacto por aqui, graças à dinâmica da economia catarinense. Para evidenciar ainda mais essa força, o Grupo ND está produzindo a série de reportagens Acelera SC sobre o desenvolvimento econômico catarinense e as perspectivas de crescimento do Estado, que são veiculadas na NDTV, no ND e no ND+.

O ano de 2019 está sendo ainda mais especial para Santa Catarina. Com apenas 1% do território nacional, sustentamos o 6º Produto Interno Bruto (PIB). Acabamos de retomar o posto de sexta maior economia do Brasil, com possibilidade de crescer ainda mais. Temos a menor taxa de desemprego do país (5,58%). E somos o terceiro Estado que mais gerou novos postos de trabalho – foram 85 mil vagas de emprego este ano, praticamente o dobro de 2018 (41.718).

Nossa economia é diversificada. Destaques para o agronegócio na região Oeste e a indústria metalmecânica no Norte; nossos produtos atravessam oceanos e competem de igual para igual num mercado cada vez mais globalizado. A inovação e a tecnologia estão presentes em Florianópolis, onde se formou o “vale do silício brasileiro”.

A indústria do turismo está presente praticamente em todo o território catarinense, abençoado por belezas naturais. Somos um Estado privilegiado, mas a construção deste modelo equilibrado não é fruto do acaso, mas resultado da competência, do esforço e do trabalho, acima da média, de gerações de catarinenses.

+

Editoriais