Expectativa pela reforma

Um passo importante para a transformação da realidade do Brasil foi dado ontem, com o início da votação, em dois turnos, da Reforma da Previdência. A mudança vai mexer com a vida da grande maioria dos brasileiros e, depois de implantada, tira um grande peso das costas do governo, permitindo que o sistema não seja inviabilizado no futuro e todos tenham chance de receber um benefício como aposentado. Muitos países já fizeram essa travessia, mais adequada à realidade da expectativa de vida da população, que cresceu, e o sistema brasileiro corria sério risco se não se dispusesse à discutir e aprovar uma mudança.

Polêmicas à parte, com as muitas categorias de trabalhadores tentando garantir vantagens ou evitar cortes, era importante que governo e parlamentares pensassem no todo, efetivamente no futuro de seus filhos e netos, numa recomposição do modo como se arrecada e como se gastam os recursos. Além disso, o alívio no caixa do governo vai garantir novos superávits e melhores condições tanto de realizar investimentos quanto de receber investimentos externos. É um novo Brasil que vai emergir da aprovação desta primeira reforma. O consenso geral em diversos setores é de que a Nova Previdência, além de equilibrar as contas do governo e garantir o futuro dos aposentados, ainda vai religar a chave da economia.

Por conta disso, acertam os parlamentarem quando decidem realizar a votação na Câmara antes do recesso parlamentar, um período de férias legislativas que nem deveria mais existir diante das necessidades do Brasil. Depois da reforma, ainda há muito para fazer pelo Brasil: mais reformas e mais mudanças, para construirmos o Pais que queremos.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

As velhas práticas da política estão mais que condenadas. Não é apenas a legalidade que norteia uma decisão. […]

Editorial

Problema recorrente nas grandes cidades, mas nem sempre tratado da maneira como deveria ser, a população de rua […]

Editorial

É grande a expectativa pelos efeitos da reforma da Previdência na economia do país. Uma nova realidade, que […]

Editorial

O imbróglio que cerca a restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis reflete a dificuldade de preservação dos prédios […]

Editorial

Num cenário social ainda conturbado, que divide os brasileiros a favor ou contra, entre direita e esquerda, Bolsonaristas […]