Exportações em alta

Maior produtor de suínos no Brasil, o Estado de Santa Catarina registra recorde atrás de recorde. Desde o início do ano, as vendas internacionais e o faturamento só aumentam. No mês de agosto, a suinocultura catarinense manteve o crescimento, exportou 50,8 mil toneladas de carne e faturou US$ 109,3 milhões.

Este é o segundo maior valor já registrado na série histórica, desde 1997. E 56,8% a mais do que em 2019. A grande movimentação revela que o setor de agronegócio no Estado manteve a produção em alta durante a pandemia, além da qualidade e credibilidade já comprovadas.

Mesmo durante as crises mundiais ou as que o Brasil viveu nas últimas décadas, o agronegócio catarinense sustentou seu crescimento oferecendo resultados positivos para toda a economia, tanto do Estado como a do País.

O setor soube utilizar novas tecnologias e colocar em prática pesquisas de centros de excelência e universidades. É por essa excelência no setor que Santa Catarina continua abastecendo os grandes mercados, como China, Hong Kong, Chile e Japão. Em agosto, a China importou 33 mil toneladas da carne suína, no valor de US$ 73,9 milhões.

Para o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, o grande foco é manter o status sanitário, o que garante alimentos de mais qualidade e mais segurança no campo, o que significa grande diferencial do Estado.

O status sanitário de Santa Catarina é diferenciado, abre as portas para os mercados mais exigentes do mundo. Somos o único Estado do Brasil reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O desafio agora da suinocultura e do agronegócio catarinense é seguir nessa toada. Produção de qualidade garante as exportações e atraem novos mercados externos.

+

Editoriais

Editorial

“Perceba o risco, proteja a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que vai até amanhã. ...

Editorial

Nesta época de pandemia, uma data importante do calendário brasileiro passou praticamente despercebi ...

Editorial

A aprovação pela continuidade do processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Danie ...