Heróis, alerta e reflexão

O Dia Mundial de Saúde, celebrado ontem, 7 de abril, em meio à pandemia ao coronavírus, ficou marcado por homenagens aos profissionais e o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado no combate à Covid-19. Médicos, enfermeiros, técnicos e todos os que atuam na área da saúde estão sendo reconhecidos e valorizados pelo mundo inteiro como os verdadeiros heróis desta batalha.

É fundamental que os governos forneçam equipamentos de proteção individual a esses profissionais que se encontram na linha de frente. Além de proteger as equipes, os EPIs também são importantes para assegurar a saúde dos pacientes. Por isso, a regra atualmente é produzir cada vez mais equipamentos.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que a data é marcada em um ano particularmente difícil para todos: “Minha mensagem é para nossos profissionais de saúde – enfermeiras(os), parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que trabalham dia e noite para nos manter seguros. “Todos nós temos motivos para agradecer pelo cuidado e profissionalismo. Eu sei que eu tenho”.

Além de servir para lançar um alerta em escala mundial a respeito de
problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada.

Por isso é fundamental entender que o conceito de saúde é muito mais abrangente do que a ausência de doenças. Ser saudável pressupõe um equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual. E o alerta da OMS é que a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz.

Realizar regularmente check-ups – de acordo com o perfil e faixa etária de cada um -, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Aproveite a data e, neste momento, reflita sobre a sua qualidade de vida.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

A mobilização da sociedade, de lideranças políticas e comunitárias e da imprensa deu resultado. O Parque Ecológico do […]

Editorial

O agronegócio continua demonstrando força e importância para a economia de Santa Catarina. Dos US$ 2,64 bilhões arrecadados […]

Editorial

Na retomada das inspeções, depois de uma pausa por conta da pandemia da Covid-19, a equipe do Floripa […]

Editorial

As mesmas manchas densas e amareladas que apareceram no início de janeiro deste ano voltaram a surgir no […]

Editorial

Depois da desastrada compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões, que desencadeou na Operação Oxigênio, do Ministério […]

Editorial

Os muitos questionamentos e as diversas dúvidas que surgiram após a divulgação do processo da Operação Oxigênio, que […]

Editorial

Santa Catarina já contabiliza 530 mil demissões desde o início da crise provocada pela pandemia da Covid-19. Esse […]

Editorial

A quebra de sigilo solicitada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e autorizada na manhã de ontem […]

Editorial

A força-tarefa que envolve MPSC (Ministério Público de Santa Catarina, TCE (Tribunal de Contas de Santa Catarina) e […]