Informação é a melhor prevenção

Com o reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde de que o Covid-19 se tornou uma pandemia, um dos grandes desafios é manter o nível adequado de alerta na população, sem pânico desnecessário, mas com forte ênfase nas medidas de prevenção e na resposta aos casos confirmados da doença. O Grupo ND acredita que a informação é a melhor prevenção contra o coronavírus.

Quem se informa corretamente se previne e evita o contágio, não propagando a doença e as fake news. Para tirar as dúvidas e esclarecer os catarinenses, foi criado o Plantão Coronavírus para receber e responder perguntas de internautas, leitores e telespectadores. A população pode questionar e se informar em todas as plataformas: televisão, online, impresso e redes sociais.

As notícias falsas sobre formas de contágios, sintomas, prevenção e até de possíveis casos, não podem se sobressair em grupos de redes sociais. A população precisa buscar as informações corretas, pois textos, imagens e vídeos compartilhados pela internet espalham informações equivocadas, que preocupam os especialistas. As fake news prestam um desserviço à população e provocam alarme.

Apesar da baixa letalidade entre a população em geral, o coronavírus é altamente contagioso e especialmente agressivo contra os mais idosos e nos casos em que o paciente já tem outras doenças, especialmente as cardiovasculares. Por isso, é fundamental o consumo de informações verdadeiras. E a população precisa ter consciência de que não deve disseminar notícias falsas, o que pode provocar pânico e até afetar ainda mais a saúde de quem está com os sintomas.

+

Editoriais

Editorial

Apesar de ainda o coronavírus ser uma real ameaça, de a Covid-19 continuar matando centenas de pesso ...

Editorial

“Perceba o risco, proteja a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que vai até amanhã. ...

Editorial

Nesta época de pandemia, uma data importante do calendário brasileiro passou praticamente despercebi ...