Mais apoio a quem merece

Mesmo enfrentando os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, as micro e pequenas empresas vêm mantendo o fôlego e puxando a criação de empregos no Brasil.

Em fevereiro, segundo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Caged, das 401.639 vagas criadas no país, nada menos que 275 mil vagas foram geradas pelos pequenos negócios.

De acordo com o Sebrae, fevereiro marcou o oitavo mês seguido em que as micro e pequenas lideraram o ranking de geração de vagas no Brasil. Um resultado que exigiu grande superação dos empreendedores em tempos de imposição de restrições em razão da pandemia a setores notadamente dominados por pequenos negócios como bares, restaurantes, empresas de eventos, só para citar alguns exemplos.

Uma audiência realizada em Brasília, na terça-feira (13), abre a perspectiva para que o segmento continue contribuindo de forma decisiva no cenário da retomada do emprego.

Articulado pelo senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, o encontro com o presidente Jair Bolsonaro e ministros, entre eles, Paulo Guedes, da Economia; e representantes dos empreendedores, serviu para reforçar a necessidade da adoção de medidas de apoio ao segmento como o Pronampe (Programa Nacional de Amparo às Micro e Pequenas Empresas), BEm (Benefício Emergencial), Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), MEI Caminhoneiro e o Marco do Reemprendedorismo.

O senador catarinense Jorginho Mello saiu do encontro com a garantia do presidente Bolsonaro de que os temas serão tratados como prioridade pelo governo federal.

O que se espera, agora, é que o compromisso assumido se transforme rapidamente em medidas práticas de apoio ao segmento. Afinal, a recuperação da economia é fundamental para gerar a arrecadação e as condições fiscais necessárias para o País poder combater a pandemia com maior vigor.

+

Editoriais

Editorial

Mais de um ano depois do início da pandemia, todos, em maior ou menor grau sentem no físico e no emo ...

Editorial

Livre do processo de impeachment, o governador Carlos Moisés parece ter reassumido o cargo com dispo ...

Editorial

O governador catarinense Carlos Moisés da Silva recebeu mais uma vez, na sexta-feira, aval para cont ...

Editorial

O cartaz “Somos todos Saudades” carregado por criancinhas com a mesma idade das que foram vítimas da ...