Movimento de reação

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019 divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a população ocupada no Brasil cresceu 2,5% no ano passado em comparação com 2018.

De 92,3 milhões em 2018, a população economicamente ativa saltou para 94,6 milhões em 2019. Esta é a maior alta no número de trabalhadores com mais de 14 anos desde 2013.

Esses índices mostram que o caminho para a recuperação econômica vinha sendo bem pavimentado pela equipe do governo Bolsonaro no primeiro ano de gestão. O cenário para 2020 estava definido. O Brasil retomaria o crescimento, sem dúvida. Aí veio a pandemia e tudo mudou.

Ainda sobre a Pnad Contínua de 2019, outro aspecto bastante importante foi a recuperação do emprego com carteira assinada no setor privado, que aumentou 3,3% (1,1 milhão de pessoas). “Parte importante do crescimento foi feita por meio de carteira de trabalho, que vem desde o ano de 2016 com quedas importantes e tem em 2019 um início de recuperação”, informa a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. Foi mesmo um movimento de reação o que aconteceu no ano passado.

Outra boa notícia está relacionada a Santa Catarina. Nosso Estado, já consolidado como destaque nacional na geração de emprego, registrou 6,2% de taxa de desocupação, o menor índice do país. A média nacional foi de 11,7%.

Conforme o IBGE, dos 5,92 milhões de catarinenses de 14 anos ou mais, 3,7 milhões (93,8%) permaneceram ocupados em 2019 e cerca de 1,99 milhão (33,6%) não faziam parte da população economicamente ativa. Novamente, a força econômica de Santa Catarina fica em evidência. Um Estado diferenciado que expõe o trabalho e a dedicação do seu povo.

+

Editoriais

Editorial

O Grupo ND e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) deram a largada na sexta-feira (23 ...

Editorial

O Brasil está virando um país de golpistas e fraudadores. Durante a pandemia, o número de golpes e f ...