O futuro da cidade continua em jogo

Poucos temas mexem tanto com as expectativas dos moradores de Florianópolis quanto o Plano Diretor, objeto de intermináveis debates, audiências, idas e vindas que minam o humor de quem se dispõe a acompanhar os desdobramentos da questão.

Em vista do impacto que o plano pode ter, seja para as pessoas que moram na cidade, seja para empresários interessados em investir recursos em obras e projetos imobiliários, o assunto nunca sai da pauta. E quem deveria decidir não colabora para apressar uma decisão.

O atual projeto é de 2014, e de lá para cá a Capital mudou muito, especialmente em relação à densidade demográfica e às pressões que esse fator tem sobre o equilíbrio dos ecossistemas da Ilha de Santa Catarina.

Agora, surge uma nova oportunidade para que o imbróglio do Plano Diretor seja resolvido e a cidade tenha um marco, um norte a seguir para crescer de forma sustentável e inteligente.

Uma audiência pública foi marcada para o dia 17 deste mês, quando será apresentada uma proposta de revisão e adequação da lei complementar no 482/2014. A população poderá participar com ideias e sugestões, de hoje ao dia 22.

A audiência e a consulta pública devem contribuir decisivamente para a definição dos termos do Plano Diretor em aspectos como gestão territorial, geração de oportunidades, investimentos em infraestrutura e inclusão social.

Em tempos de transição e transformação, a cidade clama por avanços que desburocratizem as tomadas de decisão, facilitem a criação de pequenos e médios negócios, permitam o acesso à moradia para mais famílias, enfim, melhorem as condições de vida, a qualidade dos serviços prestados e a segurança jurídica para quem investe.

Tudo isso é possível sem agredir rios, lagoas, encostas e restingas, sem expulsar os moradores de suas casas, sem afetar a necessária preservação dos belos recursos naturais que a ilha possui. O futuro da cidade está nas mãos de seus habitantes e das lideranças que os representam. É hora de aproveitar esta oportunidade.

+

Editoriais