O sonhado banho de mar

A despoluição da Beira-Mar Norte, a partir da implantação da URA, (Unidade de Recuperação Ambiental) começa a se tornar realidade e prova ser possível sonhar com uma nova praia urbana, num dos locais mais valorizados da Capital. Mais do que isso, mostra que é possível vencer a poluição, recuperar áreas degradadas e valorizar o meio ambiente, o que é considerado fundamental para o futuro do turismo na Ilha. A preservação da qualidade de nossas praias e do verde das matas, associada à solução de nossos problemas de mobilidade e o controle da ocupação urbana devem manter a Capital atrativa não apenas para os milhares de turistas que a procuram todos os anos, mas também para investimentos.

O sistema de despoluição da Beira-Mar, de outro lado, não exime o morador da ilha de se preocupar com o tratamento do efluente urbano, bem como com as obras necessárias para que ele não venha poluir o meio ambiente. Houve todo um esforço para que as águas pluviais passassem pelo tratamento e há um trabalho para identificar as ligações clandestinas de esgoto e eliminá-las. E isso não pode ser anulado pela falta de consciência da população e ocorrência de novas ligações clandestinas, não somente na Beira-Mar, mas em todo o entorno da Ilha.

Em paralelo à isso, precisam ter prosseguimento os investimentos previstos no tratamento do esgoto doméstico e sua devida destinação, entre eles a ampliação da estação Insular e a construção de um emissário de efluente tratado na região Sul, mais precisamente na praia do Campeche. É preciso entender o impacto do crescimento populacional e pensar no futuro, no sonhado banho de mar. Que ele possa acontecer não apenas na Beira-Mar mas em todo o entorno da Ilha, em benefício da qualidade de vida da nossa população e da nossa principal indústria, que é o turismo.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

Utilizar a estrutura que dispõe, adaptar para oferecer um melhor serviço, facilitar o acesso das pessoas e ainda […]

Editorial

Quanto tempo uma empresa demora para implantar um sistema de ponto eletrônico para seus funcionários? Uma semana, alguns […]