Ônibus e higiene

O primeiro dia de circulação dos ônibus em São José, Palhoça e Biguaçu desde 18 de março, quando entrou em vigor o decreto do governo do Estado que proibia a operação do transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual em Santa Catarina, mostrou um cenário de muita prudência dos usuários e os cuidados necessários com a higiene por parte das empresas – álcool gel, motoristas e cobradores com máscaras, limitação da capacidade e horário reduzido.

Como os ônibus não podem entrar em Florianópolis, que vai retomar o transporte no dia 17, eram poucos veículos nas ruas, e a maioria circulava vazio ou com poucos passageiros. Isso porque o maior movimento de pessoas dessas três cidades é para a Capital. Mas também revela que a população ainda não tem confiança total para utilizar o transporte coletivo. O risco de contágio do novo coronavírus está aí. Não dá para afrouxar as regras de restrições.

O retorno dos ônibus na região deve ser muito bem observado pela Prefeitura de Florianópolis. Acertadamente, a Capital e o Consórcio Fênix prorrogaram a retomada, terão um tempo maior para preparar todo o sistema. E a tecnologia passa a ser importante aliada para um retorno mais seguro, para passageiros e funcionários das empresas de transporte. O pré-cadastro para o QR Code já está à disposição dos usuários.

É importante ressalta que esta é uma ação voluntária, mas de extrema importância. Com essa tecnologia será possível monitorar e enviar aviso para todos que estiveram no mesmo veículo, caso alguém seja diagnosticado com Covid-19. A testagem será feita com motoristas e cobradores.Essa preparação demonstra a preocupação das equipes da Prefeitura da Capital.

À frente da retomada está o prefeito Gean Loureiro, que vem reforçando o pedido para a população manter os cuidados necessários e evitar aglomeração. E já avisou que se as regras forem desrespeitadas, vai suspender novamente o transporte coletivo. Os ônibus são fundamentais para o comércio e a circulação das pessoas. Mas o retorno precisa ser feito com o máximo de cautela.

+

Editoriais

Editorial

As primeiras palavras da governadora Daniela Reinehr à imprensa, após ser empossada, são de otimismo ...