Pacto pela cidade

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 atingiu com muita intensidade a economia mundial, provocando desemprego, redução de salários, fechamento de empresas e negócios, queda na renda e no consumo das famílias e queda na produção e na arrecadação pública.

Esse período de incertezas sobre presente e futuro suscita um movimento de reconstrução por parte do setor produtivo, que é o alicerce para a retomada. Em Florianópolis, não é diferente.

A Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) lidera em parceria com Sebrae/SC e Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), com participação de outras 33 entidades, o Pacto Floripa, um plano de retomada da economia pós-pandemia de forma assertiva e segura, com foco em cinco áreas – tecnologia, turismo, educação, saúde e bem-viver.

O Pacto Floripa é resultado de um projeto que vem sendo estudado e desenvolvido há mais de cinco meses, uma integração entre a iniciativa privada e o poder público. Estão envolvidos 68 profissionais voluntários, que trabalham em 38 projetos com ações imediatas e de longo prazo. A ideia, até 2030, é transformar Florianópolis numa referência do turismo criativo, de tecnologia, saúde e bem-viver.

Um dos setores mais atingidos pela pandemia na capital catarinense é o turismo. Por isso, um grupo de trabalho está focado para que os resultados já apareçam na temporada de verão 2020/2021. “Diante da pandemia, focaremos de imediato no estímulo ao turismo regional e na divulgação do respeito dos empresários e da população aos protocolos da saúde”, diz o coordenador do grupo de trabalho de turismo, Raphael Dabdab, presidente da Abrasel/SC.

É assim, todos juntos, que vamos fazer Florianópolis ser reconhecida como uma cidade sustentável, inteligente e saudável. Essa parceria entre público e privado é fundamental para a retomada da economia e o crescimento da cidade.

+

Editoriais

Editorial

Nesta época de pandemia, uma data importante do calendário brasileiro passou praticamente despercebi ...

Editorial

A aprovação pela continuidade do processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Danie ...