Parceria na saúde

Uma das soluções encontradas pelo governo do Estado para a saúde, que tem déficit de cerca de R$ 100 milhões, é a implantação de PPP (Parceria Público-Privada), modelo muito comum no exterior e ainda pouco usual no Brasil nesta área. Neste primeiro momento, o projeto é de criação do Complexo Hospitalar da Capital, com objetivo de tentar melhorar o atendimento nos hospitais estaduais em Florianópolis.

Como Capital e com unidades de referência em algumas áreas, a cidade recebe diariamente pacientes de todas as regiões de Santa Catarina. Alguns serviços que hoje são realizados pela Secretaria de Estado da Saúde, a partir da criação do complexo seriam repassados para a iniciativa privada. Para o Estado, a parceria com a iniciativa privada é vantajosa, pois sozinho dificilmente consegue mobilizar estrutura suficiente para dar conta de grandes obras e administrá-las de forma lucrativa ou com um serviço de excelência.

Diferente da PPP, mas também eficiente, a OS (organização social) Imas (Instituto Maria Schmitt), que assumiu a direção do HF (Hospital Florianópolis) em outubro de 2018, é um bom exemplo de como pode dar certo a parceria com o Poder Público. Hoje, o HF é um modelo de hospital público eficiente.

Desde que assumiu a unidade, o Imas defende que o foco é o atendimento com qualidade e está deixando para trás o mito de que atendimento em órgão público não tem qualidade. O Poder Público tem o dever de oferecer à população acesso à saúde. Se tem dificuldades para manter hospitais, e temos muitos exemplos disso aqui em Santa Catarina, então que se busque parcerias, seja por PPPs ou organizações sociais.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

Depois de meses de muito trabalho e preparação, chegou a hora de o espetáculo tomar conta do Complexo […]

Editorial

O número de mortes violentas vem caindo em Santa Catarina nos últimos meses, os números divulgados pelo governo […]

Editorial

Estamos às vésperas do Carnaval e muitos brasileiros estão “concentrados” para a folia que toma conta do país. […]

Editorial

A operação que mobilizou quase 600 policiais civis de 12 Estados brasileiros, Santa Catarina entre eles, demonstra o […]

Editorial

O movimento da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) para frear o edital de concessão do trecho Sul da […]

Editorial

A quarta-feira foi um dia histórico no Brasil. O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, reduziu […]

Editorial

Referência para o Brasil em oferta de serviços de atenção primária na área da saúde, Florianópolis já consolidou […]

Editorial

Paralisado nos últimos anos pela recessão econômica que travou o país, o setor da construção civil ganhou novo […]