Polícia Militar 184 anos

A história da Polícia Militar de Santa Catarina está repleta de momentos dos quais o catarinense deve sempre lembrar e se orgulhar. Ao longo dos seus 184 anos, a corporação esteve presente em conflitos, como a Revolução Farroupilha e a Guerra do Contestado, nas situações que exigiam resposta policial e em momentos difíceis e de comoção nacional, como por exemplo as grandes enchentes que atingiram o Estado. Sua atuação vai muito além do trabalho como força policial e, nos dias de hoje, vem respondendo aos anseios da sociedade, cumprindo a missão de oferecer segurança ao cidadão. Tanto que, no ano passado, houve queda de 20% nos homicídios no Estado. Em 2019, comparando o período entre 1º de janeiro e 8 de abril, foram registrados 52 homicídios a menos do que em 2018, 106 a menos na comparação com 2017 e 72 a menos com relação ao mesmo período de 2016.

Iniciativas como a aproximação entre a PM e comunidades onde os índices de violência eram mais altos também merecem destaque. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é um exemplo a ser seguido por outras corporações no Brasil e no mundo. Além de promover essa aproximação com a sociedade e especialmente com os jovens, ajuda na formação dos futuros cidadãos, mostrando que existem outras possibilidades de crescimento e desenvolvimento sem que seja necessária uma experimentação ou aceitação das drogas.

E mesmo com toda a credibilidade acumulada ao longo de sua história, ainda é fundamental defendermos hoje o apoio da sociedade à Polícia Militar. Não são raros os casos em que brechas na lei frustram as próprias expectativas dos policiais miliares, obrigados a liberar ou ver soltos criminosos presos em flagrante. O vergonhoso prende e solta que ainda existe no nosso país não deve tirar da corporação o mérito pelo seu treinamento, estratégia e, na grande maioria das vezes, a garra para cumprir com o seu dever e oferecer respostas ao cidadão. Que venham outros 184 anos de história.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

Utilizar a estrutura que dispõe, adaptar para oferecer um melhor serviço, facilitar o acesso das pessoas e ainda […]

Editorial

Quanto tempo uma empresa demora para implantar um sistema de ponto eletrônico para seus funcionários? Uma semana, alguns […]