Reforço na fiscalização

O uso das câmeras de videomonitoramento para fiscalizar o trânsito da Capital chega em boa hora. Há quem reclame de não saber que está sendo vigiado e ainda pense em levantar a tradicional e recorrente bandeira da “indústria da multa”, que é presente sempre que se fala em apertar a fiscalização, mas a ação deve, fundamentalmente, inibir abusos e punir aqueles que se aproveitam da falta de estrutura do poder púbico para cometer verdadeiras barbaridades.

Florianópolis não conta com radares desde o final de 2014, depois do escândalo da chamada Máfia dos Radares. A retomada da fiscalização eletrônica abre caminho para que o uso da tecnologia seja reincorporado ao dia a dia da cidade e apoie não apenas a melhoria da educação no trânsito, mas também a mobilidade urbana. Todas as Capitais do país, todas as principais cidades do Brasil e do mundo, têm investido pesado no controle do trânsito com apoio da tecnologia e a Capital Já está muito para trás.

O município promete que as áreas fiscalizadas serão sinalizadas e se espera que nesses locais haja mais respeito, por exemplo, com o avanço do sinal vermelho, com o estacionamento em lugar proibido, com o desrespeito à sinalização horizontal e às conversões proibidas. Isso para citar apenas alguns dos problemas que os agentes devem começar a coibir com a ajuda das câmeras. Sonhar com uma cidade sem isso? Sim, é possível, mas antes teremos que aceitar a fiscalização mais rígida como medida educativa. Da forma como está hoje, os bons pagam pelos maus motoristas.

Mais Opiniões Editoriais

Editorial

Utilizar a estrutura que dispõe, adaptar para oferecer um melhor serviço, facilitar o acesso das pessoas e ainda […]

Editorial

Quanto tempo uma empresa demora para implantar um sistema de ponto eletrônico para seus funcionários? Uma semana, alguns […]

Editorial

Prestes a completar um ano de trabalho, a força-tarefa que reuniu Ministério Público, Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar, […]

Editorial

A despoluição da Beira-Mar Norte, a partir da implantação da URA, (Unidade de Recuperação Ambiental) começa a se […]