Rodovias municipais

O projeto de municipalizar as sete rodovias estaduais que cortam Florianópolis ganha fôlego sempre que cresce o debate em torno dos problemas de mobilidade que a cidade precisa superar e quando a manutenção não está sendo bem feita. A medida, cogitada desde 2017, é a forma encontrada para realizar a manutenção e atender às demandas da população de forma mais rápida, pois todas estão no perímetro urbano da Capital.

Conforme o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Válter Gallina, o município consegue fazer mais rápido, mais barato e melhor porque está mais próximo da rodovia ou do problema. O caso da SC-401 é o mais problemático. A rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, no trecho que liga a região central ao Norte da Ilha, virou, há muito tempo, uma via urbana.

Hoje há poucas áreas sem construções ou empreendimentos residenciais ou comerciais ao longo do trajeto. Municipalizada, a SC-401 poderia sofrer as intervenções necessárias para dar mais segurança aos usuários.

Além disso, seria melhor fiscalizada, porque o Estado tem uma vasta malha viária para cuidar, em todas as regiões catarinenses, e enfrenta problemas de estrutura e pessoal para dar conta dessa tarefa. Se já é uma via urbana, seria lógico municipalizar a SC-401. Contudo, só fazer a transferência oficial não resolveria as demandas e nem removeria os gargalos que todos os usuários conhecem. A transição precisa ser feita de forma a permitir que facilite os deslocamentos dentro dos padrões ideais para uma rodovia com a sua importância.

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