Se vista de esperança, pois o Natal está no ar

O clima de otimismo está no ar! O desejo de retomada depois de quase dois anos sob o jugo de um vírus fatal que mudou a forma de se viver em todo o planeta, ceifou mais de 5 milhões de vidas, marcando para sempre outros milhões de sobreviventes.

Lentamente, o inimigo vai sendo combatido, em especial com o avanço da vacinação e, sobretudo, com o desejo inerente de superação de cada cidadão, trazendo a expectativa de que este fim de ano será bem melhor do que o de 2020, quando a epidemia caminhava a passos largos para o seu auge, verificado nos primeiros meses deste ano.

E este clima festivo que o período traz já se faz sentir. Pelas ruas, lojas, casas, tudo leva a crer que este será mesmo o momento da virada. Um momento mais do que merecido. Com as pessas sentindo-se mais seguras com a imunização e dispostas a retomarem suas rotinas abaladas pela pandemia, observa-se em pequenos gestos e detalhes esta positividade.

Aos poucos, caixas, sótãos e armários vão sendo revirados, a poeira vai sendo tirada dos enfeites natalinos, novas peças vão se juntando àquelas verdadeiras relíquias de família, com as quais tantas crianças sonharam embaladas pela magia da festa cristã, e ganhando espaço na decoração, em meio a histórias de superação.

As luzes tomam conta das fachadas de residências e de empresas. Dá gosto sair de casa – e até mesmo se arriscar a tirar a máscara ao ar livre, onde não houver aglomero, claro! – para apreciar as decorações e conferir as apresentações programadas por órgãos públicos, shoppings e entidades.

E se é a esperança que nos move e nos faz levantar todos os dias, este é o momento para brilhar. No comércio, já se nota uma positividade impulsionada pelas promoções da Black Friday, vistas como oportunidade de retorno às compras, deixando o consumidor mais otimista e animado, assim como todos os demais envolvidos na cadeia econômica.

E deve se estender pelo próximo mês, com o poder aquisitivo do combalido cidadão impulsionado pelo pagamento do 13o salário e a chegada da esperadíssima temporada de verão, abrindo as portas para o sol, para a alegria de viver e pela expectativa de movimentar o turismo na bela terra catarinense.

+

Editoriais