Sem revisão, Plano Diretor trava Florianópolis

O futuro de Florianópolis continua comprometido. O ano de 2021 vai terminar sem a revisão do Plano Diretor de Florianópolis.

Há mais de cinco anos empresários, empreendedores e sociedade acompanham os trâmites do projeto e cobram das administrações municipais o “desbravamento da cidade”.

Essa revisão é fundamental para direcionar o desenvolvimento da Capital. Para que todos saibam o que pode ou não ser feito, de forma clara e transparente, sem a insegurança jurídica atual que impede investimentos e inibem empreendimentos.

São investimentos que geram empregos e melhoram a vida dos moradores de Florianópolis.

Em recente entrevista ao ND, a coordenadora do Floripa Sustentável, Zena Becker, disse que o Plano Diretor é o que mais incomoda o movimento que representa 45 entidades catarinenses.

Para Zena, é impossível olhar para o futuro de Florianópolis sem que a sociedade se junte e participe ativamente da construção de um futuro melhor.

Com o cenário urbano em constante mudança, Florianópolis precisa ter um planejamento municipal definido, para nortear as ações de agentes públicos e da sociedade. Acabar com a clandestinidade no município é prioridade.

Questões como mobilidade, infraestrutura, saneamento básico, moradias e inclusão social devem ser melhoradas. Um dos problemas mais graves na Capital são as invasões irregulares. Diariamente, áreas públicas ou privadas, quase sempre de preservação ambiental, são invadidas e nelas são construídas moradias clandestinas.

É necessário dar um basta. Para reverter esse quadro, é urgente a elaboração de uma política de incentivo à construção de moradias populares.

A cidade precisa saber para onde quer ir. A responsabilidade deve ser de todos. E a revisão do Plano Diretor é peça-chave nessa mudança de postura coletiva. Parada no tempo, com investimentos travados, Florianópolis precisa avançar.

O futuro das novas gerações e da cidade está nas mãos dos nossos agentes públicos, a começar pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores.

+

Editoriais