Solução para os patinetes

Apontado como alternativa de deslocamento no caótico trânsito das grandes cidades, o patinete elétrico chama a atenção pelo número de acidentes, pouca fiscalização e desorganização das empresas prestadoras do serviço, entre elas a Grin e a Yellow, que atuam em Florianópolis. A iniciativa de construir uma regulamentação estadual para o serviço chega em boa hora e ajuda com o debate dos problemas. As duas empresas, bastante focadas em oferecer um serviço de base tecnológica e de fácil acesso, parecem não estar preocupadas com os problemas que impedem que o patinete realmente atinja seu objetivo, que é facilitar a mobilidade urbana.

Não são raros os casos de acidente envolvendo os usuários, os usuários com os pedestres e os usuários com automóveis. É preciso ter clareza da necessidade dos equipamentos de segurança e de onde de fato os patinetes poderão circular, parar e aguardar um novo usuário. Permitir o uso sem capacete e por crianças é um dos problemas que mais chama a atenção. Na Capital, os veículos têm sido abandonados nos lugares mais improváveis, especialmente em meio às calçadas, ajudando a reduzir o espaço disponível para os pedestres e dando à cidade um ar de desorganização.

Com a regulamentação e a definição de regras claras de fiscalização e circulação, o que se espera das empresas é uma ampla campanha de esclarecimento da população, juntamente com a adoção de medidas que garantam a circulação e guarda dos veículos em lugar adequado.

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