Um salto histórico

Um problema que se eterniza e se mantém há anos no Brasil pode estar chegando ao fim. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei do novo marco do saneamento básico no país, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. A lei, que viabiliza maior atração de capital privado para o setor, é um salto na história do Brasil, desde que isso signifique ações concretas.

Na prática, abre-se a concorrência num segmento até então praticamente exclusivo das empresas públicas. Com a entrada de empresas privadas, não há dúvida de que o serviço de água e esgoto chegará em mais municípios e, onde já tem, será de melhor qualidade. Atualmente, em 94% das cidades brasileiras o serviço de saneamento é prestado por empresas estatais.

Em setembro de 2019, o Instituto Trata Brasil informou que 48% da população do país não tem coleta de esgoto. E 35 milhões de brasileiros não têm água tratada, o que equivale à população inteira do Canadá. O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua no Brasil desde 2007, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

A situação dramática de muitos municípios é fruto de vários anos de gestão pública ineficiente. Políticos deixaram os brasileiros sem acesso à água, com esgoto a céu aberto e com sistemas de drenagem urbana ineficientes. “O Brasil exporta tecnologia agrícola e não consegue ainda entregar esgoto tratado”, afirma Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

O cenário vai começar a mudar. Para o novo marco do saneamento básico, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já tem uma carteira de mais de R$ 50 bilhões em investimentos, pronta para ser oferecida à inciativa privada. Esse é o caminho. Investimento maciço para garantir saúde e bem-estar à população.

+

Editoriais

Editorial

O Brasil está virando um país de golpistas e fraudadores. Durante a pandemia, o número de golpes e f ...