Uma batalha pela vida

A corrida dos laboratórios e pesquisadores do mundo inteiro pela vacina contra a Covid-19 ganha novas etapas a cada dia. Será a única arma que se mostrará realmente eficaz para conter o avanço da pandemia. O progresso das etapas traz um alento para a população, aflita para que logo tudo passe e volte “ao normal”.

Durante a semana, ao menos duas boas notícias vieram a público. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que as vacinas que estão na linha de frente de seu projeto de pesquisa seguirão para testes clínicos, com humanos, “em breve”.

A força-tarefa liderada pela OMS, intitulada Solidariedade, envolve 37 países. São 136 projetos de vacinas em desenvolvimento, sendo Estados Unidos e China os países com maior quantidade: 42 e 19, respectivamente. Dez trabalhos estão sendo testados em humanos. Um dos mais avançados é a vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que está na fase três dos testes clínicos e contará com a participação do Brasil.

A segunda boa notícia veio justamente aqui do Brasil. O governo de São Paulo e o Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech, vão produzir uma vacina contra a Covid-19. A CoronaVac está em fase adiantada de testes, também na fase três, e poderá estar disponível no primeiro semestre de 2021. Nove mil voluntários brasileiros serão testados.

O desenvolvimento de uma vacina é feito em etapas. A primeira delas é a fase laboratorial, onde é feita a avaliação de qual a melhor composição para a vacina. A segunda etapa, chamada de pré-clínica, é a de testes em animais. A terceira é a chamada clínica, de testes em humanos.

Depois disso, se os testes forem positivos, a vacina entrará na etapa de registro junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para então começar a ser produzida em larga escala.

Diante de um cenário de 7,3 milhões de infectados e mais de 414 mil mortes, o mundo corre contra o tempo para poder vencer o novo coronavírus. É uma batalha pela vida.

+

Editoriais

Editorial

As primeiras palavras da governadora Daniela Reinehr à imprensa, após ser empossada, são de otimismo ...