Uma ponte para o futuro

A restauração da ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de Santa Catarina, enfim, começa a caminhar para a conclusão. A obra polêmica, que já consumiu mais de R$ 740 milhões em 37 anos, conforme levantamento do MPTC (Ministério Público de Contas), precisa ser concluída para que a ponte volte a ser orgulho dos catarinenses.

O símbolo da ineficiência e do atraso tem que ficar no passado, mas sem esquecer que a restauração teve desvios de recursos públicos, farra de aditivos e falta de fiscalização nos inúmeros contratos feitos entre governo do Estado e diversas empresas que passaram pelo canteiro de obras. E que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa, proposta pelo ND no final do ano passado e acatada pelos deputados estaduais, consiga investigar e apontar as irregularidades, para que os órgãos judiciários competentes punam quem tiver de ser punido.

O passado sujo da ponte Hercílio Luz é um capítulo à parte dos 93 anos de história. É muito importante, mas não pode ser maior do que o monumento construído durante apenas quatro anos e inaugurado em 1926 para aproximar os moradores da Ilha de Santa Catarina com o Continente. E cada história, cada causo vivido por tantos florianopolitanos e turistas na ponte, devem ser motivo de orgulho.

Que a Hercílio Luz fique pronta em dezembro de 2019, como prometido pelo governo do Estado, e volte a ser importante para a mobilidade e para o turismo da Capital. Como monumento importante de Santa Catarina, a nova ponte, restaurada e imponente, precisa transpor os anos obscuros de irregularidades.

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