Uma questão de direitos humanos

A inclusão escolar não é um processo simples e deve ser trabalhada de forma planejada e responsável. Ter uma sociedade inclusiva significa muito mais do que colocar o aluno dentro da sala de aula regular ou universalizar o ensino.

É fundamental apoiar a pessoa com deficiência em todos os âmbitos, fornecendo as condições necessárias para que a cidadania se expresse em sua plenitude. A inclusão é possível, mas é preciso estrutura, pessoal capacitado e investimento público em educação inclusiva.

O Poder Público tem papel fundamental nesse processo ao garantir ações que promovam resultados eficazes e eficientes para uma sociedade mais acolhedora.

Em Santa Catarina, o governo está destinando R$ 200 milhões para instituições especializadas em educação especial em todas as regiões do Estado por meio do programa SC Mais Inclusiva. São 25 mil estudantes atendidos. No total, serão contempladas mais de 250 instituições em todas as regiões.

Os repasses são utilizados para melhorias e construção de novas sedes, aquisição de equipamentos de informática e eletrônicos e de veículos adaptados e implantação de materiais especiais.

Na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Expecionais) de Florianópolis, os R$ 5,2 milhões serão utilizados na conclusão das obras de ampliação da sede e na implantação de uma sala de integração sensorial e aquisição de mobiliário acessível para a brinquedoteca.

A educação inclusiva deve ser entendida como uma tentativa a mais de atender as dificuldades de aprendizagem de qualquer aluno no sistema educacional e como um meio de assegurar que eles tenham os mesmos direitos que os colegas escolarizados em uma escola regular.

“A educação inclusiva é antes de tudo uma questão de direitos humanos” (Pilar Arnaiz Sánchez, educadora).

+

Editoriais

Editorial

A população catarinense está sendo convidada a se envolver na campanha que pede melhorias para as es ...

Editorial

Ainda não se sabem os níveis de transmissibilidade ou de letalidade da nova variante do novo (não ma ...