Uma temporada diferente

Entre os principais destinos turísticos do país, Florianópolis planeja rigorosamente a temporada de verão 2020/2021. A menos de um mês para o início da nova estação, os turistas já começam a chegar às praias da capital catarinense.

O foco da administração municipal está nos protocolos sanitários que precisam ser adotados devido à pandemia de Covid-19. O objetivo é conscientizar os visitantes sobre todos os cuidados que devem ser tomados para que a cidade não tenha uma elevação ainda maior do número de casos.

Recente pesquisa realizada pela Santur, sobre intenção de viagens, apontou Santa Catarina como destino seguro, reforçou a tendência do turismo regional e a necessidade de cuidados contra a Covid-19.

O estudo traçou um perfil do turista que estará por aqui durante o verão: tem entre 30 e 39 anos, prefere viajar de carro, para deslocamentos num raio de até 300 quilômetros e acompanhado da família. Nesta temporada, deveremos ter muito mais veranistas, que vêm há anos para o litoral catarinense, do que turistas de outros Estados mais distantes e de outros países.

Ao contrário de outros anos, desta vez a Prefeitura de Florianópolis não fará a divulgação da cidade com o objetivo de atrair mais turistas. Uma das principais preocupações é evitar as aglomerações que ocorreram nos feriados prolongados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro.

Os três feriadões serviram como alerta para as forças de segurança, que vão precisar reforçar as fiscalizações nos balneários. Mas só atuação rígida da Guarda Municipal e da Polícia Militar não vai resolver. É preciso bom senso dos banhistas para cumprir o distanciamento e todas as regras sanitárias.

A temporada de verão pode sim ser aproveitada por todos, mas com os cuidados que o momento exige, com conscientização, sensibilidade e muita paciência. Assim, a melhor estação do ano para quem gosta de praias, festas ou quer apenas descansar, poderá ser desfrutada sem maiores riscos à saúde.

+

Editoriais