União para enfrentar a crise

A realidade de 6 milhões de catarinenses mudou da noite para o dia. A crise do coronavírus se alastrou dia após dias no Brasil, mas o impacto real, sentido na pele, só chegou com tudo nesta semana, em meio aos pedidos – e ordens – de reclusão. Não é o fim do mundo.

Mas é um perigo real, subestimado ao longo dos últimos meses e que agora bate à nossa porta. Diante de um inimigo ainda desconhecido, atuamos com precaução e prevenção. As medidas acertadas desta semana do governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Florianópolis são fundamentais para conter o vírus antes que ele se dissemine ainda mais.

As medidas drásticas de Santa Catarina foram seguidas por outros Estados. Enquanto Santa Catarina mandava fechar restaurantes, shoppings e academias na quarta-feira, medidas semelhantes só foram tomadas nos últimos dias por outros Estados. O Rio de Janeiro só proibirá o acesso a restaurantes e praias a partir deste sábado. E São Paulo fechou o comércio somente na sexta-feira. Cada é crucial para tentar frear o avanço exponencial do vírus.

Além de reforçar a importância de seguir as orientações das autoridades sanitárias do país na certeza de que a proliferação do Covid-19 será amenizada, o momento é de união nesse momento difícil. Os impactos sociais, econômicos e culturais serão inevitáveis. Mas é só com a união de todos que superaremos a dificuldade e depois, como bons brasileiros, faremos da crise a oportunidade.

Lindos gestos surgiram nesses dias de isolamento. Campanhas de valorização dos comércios locais. Jovens que saem às compras para os mais velhos. Vizinhos que ajudam os idosos em quarentena. A união no isolamento é uma arma poderosa na luta contra o vírus. Por ora, ficamos em casa, reclusos e esperançosos. À espera de que o vírus, que circula livre por aí, vire uma página do passado.

+

Editoriais

Editorial

Apesar de ainda o coronavírus ser uma real ameaça, de a Covid-19 continuar matando centenas de pesso ...

Editorial

“Perceba o risco, proteja a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que vai até amanhã. ...

Editorial

Nesta época de pandemia, uma data importante do calendário brasileiro passou praticamente despercebi ...