Vitória da sociedade

A aprovação na Câmara de Vereadores do projeto Direitos Iguais, que mexe em uma série de benefícios dos trabalhadores da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) e acaba com os superprivilégios conquistados por meio de greves constantes, colocando todos em condições de igualdade aos demais servidores do município. Uma vitória da sociedade, com participação fundamental e corajosa do prefeito Gean Loureiro ao enviar a proposta ao Legislativo.

A Câmara de Vereadores cumpriu o seu papel, delegado pelos eleitores que representam no Legislativo. Estão de parabéns pelo enfrentamento e pela postura responsável em relação ao futuro da cidade.

O bom senso prevaleceu, e felizmente as posições mais radicais, que representam o retrocesso, não conseguiram impedir a aprovação pela maioria dos vereadores. Nos últimos dias, parlamentares sofreram ataques dos grevistas/sindicalistas, e mesmo assim não se intimidaram.

Chega ao fim uma grave distorção dentro da gestão do município: a necessidade de “bancar” os custos da Comcap, que sempre foi deficitária por conta da sua estrutura inchada e dos privilégios.

Este custo era rateado por cada morador, o que não era justo. A aprovação do projeto também abre espaço para que a Comcap possa terceirizar os serviços de coleta e limpeza, a exemplo de tantas cidades que abriram mão das empresas públicas para esta tarefa.

Também é preciso reconhecer nessa vitória da sociedade o papel da imprensa, principalmente os veículos do Grupo ND, primordial ao mostrar, nos últimos anos, os descalabros e os problemas gerados pelo sindicalismo anacrônico que dominou a empresa, transformando servidores em massa de manobra.

Ao longo dos últimos cinco anos o jornal ND publicou dezenas de reportagens, todas alertando os florianopolitanos sobre o déficit da companhia e a necessidade de mudar o modelo da Comcap. Defendemos uma gestão mais eficiente e o fim dos privilégios, inclusive dos supersalários.

A imprensa tem a missão de informar e formar opinião, de provocar a reflexão. Este foi o nosso papel ao mostrarmos seguidamente os problemas que a Comcap trazia para o orçamento do município, além da necessidade de dar novo direcionamento à gestão da autarquia.

+

Editoriais

Editorial

O Grupo ND e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) deram a largada na sexta-feira (23 ...

Editorial

O Brasil está virando um país de golpistas e fraudadores. Durante a pandemia, o número de golpes e f ...