Volta às aulas

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o Plano de Contingência Estadual para Educação, com o objetivo de preparar as instituições para o retorno às atividades presenciais.

Ainda é tudo muito incerto, é uma questão delicada, pois envolve milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos. As atividades presenciais em Santa Catarina foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro.

Um estudo do Instituto Unibanco que analisou iniciativas de retomada no exterior mostrou que países como China, Portugal e Alemanha, que já controlaram o contágio da Covid-19 e reabriram as escolas, priorizaram os alunos dos anos finais do ensino médio.

Outras nações, como Dinamarca e Curaçao, abriram os centros de educação infantil. Há ainda decisões em alguns países de manter as escolas fechadas até o fim de 2020.

A realidade de retomada das aulas é complexa, envolve adequação de ambientes – salas, banheiros, laboratórios, auditórios, pátios -, medidas de distanciamento e de segurança sanitária, estratégias de transporte de alunos e novos modelos de rotina, dentro e fora das salas, que reduzam o contato físico e o risco de exposição ao coronavírus.

De acordo com o governo do Estado, o retorno depende da evolução da doença em Santa Catarina, porém deve ser opcional e iniciar por alunos do terceiro ano do ensino médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo. Até 12 de outubro, haverá novas discussões e decisões.

A urgência é garantir a saúde da comunidade escolar – alunos, pais, professores e servidores -, mas com foco na educação como um pilar fundamental para o crescimento do país, em todos os sentidos. É importante, agora, assegurar que a volta às aulas ocorra com segurança absoluta, sem comprometer a qualidade do ensino.

+

Editoriais

Editorial

As relações de consumo são das mais importantes da economia, pois geram a maioria dos empregos forma ...

Editorial

Apesar de ainda o coronavírus ser uma real ameaça, de a Covid-19 continuar matando centenas de pesso ...

Editorial

“Perceba o risco, proteja a vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que vai até amanhã. ...

Editorial

Nesta época de pandemia, uma data importante do calendário brasileiro passou praticamente despercebi ...