Mundo Maria

maria.petrelli@ndtv.com.br Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Artista paulistano de coração manezinho apresenta exposição “Aqui. Agora. Grato.” em Floripa

Em sua segunda exposição em Florianópolis, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva reúne pinturas e gravuras que começou a produzir durante a pandemia

Hello, Leitores!!! O artista plástico paulistano de Presidente Prudente, radicado em Florianópolis desde 1992, Camilo Silva, realiza sua segunda exposição na capital, reunindo gravuras e pinturas produzidas nos últimos dois anos, a exposição “Aqui. Agora. Grato.”.

Artista paulistano de coração manezinho apresenta exposição "Aqui. Agora. Grato."Camilo Silva apresenta exposição “Aqui. Agora. Grato.” Crédito: Renata Larroyd Fotografia/Divulgação/ND

Nos dias 22 e 23 de junho, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva promove sua segunda exposição em Florianópolis. “Aqui. Agora. Grato.”  onde ele reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos. A exposição está aberta ao público na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

Um pouco mais sobre o artista plástico Camilo Silva

Com 35 anos, esta é a segunda exposição do artista aqui em Florianópolis. Nascido na cidade paulistana de Presidente Prudente, e morador da ilha desde 1992, quando mudou-se com seus pais. Apesar de não ser de família de pais artistas, desde pequeno aprecia arte e acompanha o trabalho do irmão, o também artista plástico Pedro Silva (atualmente residente em Nova Iorque).

Camilo iniciou várias faculdades. Mesmo nos cursos de publicidade, design, relações públicas e psicologia, sentia que sua criatividade era podada. Nesta época, ainda não desenhava nem pintava, e o seu negócio era criar objetos com os garimpos que fazia. Ainda não se via como um artista, e se apoderar disso era um obstáculo interno.

Artista paulistano de coração manezinho apresenta exposição "Aqui. Agora. Grato."Artista paulistano de coração manezinho apresenta exposição “Aqui. Agora. Grato.”. Crédito Renata Larroyd Fotografia/Divulgação/ND

Em 2018, Camilo Silva criou esculturas com peças descartadas numa empresa de ônibus. As obras foram soldadas, pintadas com verniz automotivo e mostravam novas perspectivas para o uso da matéria. “Mecanisbus” apresentava o mundo em vários lados, diversas versões e infinitas possibilidades. A partir daqui, Camilo se viu no palco, aceito e descoberto como artista, e esse era o seu lugar e o seu trabalho.

No ano seguinte, abriu o Atelier 389, no Baixo Centro, e junto com seus primos promoveu uma revolução na região, movimentando a cena artística da capital. Criador do movimento de conscientização Bituca é Lixo, Camilo Silva é também um agitador cultural.

Desde o início da pandemia, o artista começou a trabalhar com tinta nanquim e fez uma série de gravuras. Os elogios, o reconhecimento e as encomendas nutriram o processo criativo, o levando à produção das peças que, reunidas, formam a exposição de 2022: “Aqui. Agora. Grato.”

“Aqui. Agora. Grato.”

A mostra reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica nas quais o artista explora de forma irreverente as múltiplas possibilidades das formas orgânicas com inusitado senso de cor e espaço.

Suas telas emitem uma vibração muito particular, repletas de profundidade e intensidade, que levam a diversas leituras, permitindo ao espectador concluir, a partir do seu próprio olhar, os caminhos propostos por cada obra.

Artista paulistano de coração manezinho apresenta exposição "Aqui. Agora. Grato."Camilo Silva apresenta exposição “Aqui. Agora. Grato.” Crédito: Renata Larroyd Fotografia/Divulgação/ND

São criações experimentais, dinâmicas e, acima de tudo, intuitivas, que dialogam entre si e estabelecem laços, criando conexões entre a obra e quem as vê. Um complexo emaranhado que transcorre e transborda com clareza de contornos e rigor absoluto com a estética privilegiada do artista.

Serviço:

  • Exposição: Aqui. Agora. Grato.
  • Artista: Camilo Silva
  • Data: 22 e 23 de junho
  • Horário: das 18h às 22h
  • Endereço: Anitta Garibaldi, 246, no Centro de Florianópolis

Meus queridos leitores, a exposição já está rolando e é 100% gratuita e está muito cool e intuitiva, vale a pena conferir! 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...