Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Angela Amin articula formação de ampla aliança em Florianópolis

Principal decisão está sendo examinada pelo PSDB, que pode indicar o vice da deputada do PP

As intensas movimentações políticas em Florianópolis indicam com razoável margem de segurança:  a deputada federal Angela Amin(PP) será candidata à Prefeitura de Florianópolis nas eleições de novembro.

O fato novo veio com a decisão do prefeito Gean Loureiro(DEM) de escolher como vice-prefeito o empresário Topázio Silveira Neto (Republicanos), excluindo o atual vice João Batista Nunes (PSDB). Os líderes tucanos reagiram e iniciaram conversações com Angela Amin, que se reuniu ou conversou pelo telefone com vários dirigentes e seus principais líderes, em especial, o deputado Marcos Vieira, maior expressão do partido na Grande Florianópolis.

Nos últimos dias os contatos políticos objetivaram a montagem de uma ampla coligação, sob a liderança da deputada Angela Amin. Ela ofereceu ao PSDB a indicação do candidato a vice-prefeito em sua chapa. De alguma forma, corrige o equívoco de Esperidião Amin em 2002. Governador e candidato a reeleição, Amin refugou seu vice Paulo Bauer, sem dar aos tucanos o direito de indicarem um nome para vice-governador ou a vaga ao Senado.  Luiz Henrique da Silveira garantiu a vice ao PSDB, que escolheu Leonel Pavan, mudando o rumo da eleição.

Ao mesmo tempo, dirigentes do PSL do governador Moisés já sinalizaram apoio à ex-prefeita.  Outro indicativo veio do MDB do senador Dário Berger, que já se declarou em oposição a Gean Loureiro.  Há também entendimentos preliminares com o PDT e o PSB.

Se Angela Amin conseguiu estruturar esta ampla coligação começa a campanha mudando o eixo das eleições em Florianópolis.  Com reflexos no interior catarinense.

+

Moacir Pereira