ANP patina na fiscalização de postos em SP
Cooperativa é suspeita de ligação com facção
Agentes fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) estão com medo de tomar medidas contra a formuladora de combustíveis Copape, flagrada em fiscalização recente que encontrou inúmeras irregularidades, por causa das ligações do mentor intelectual da operação, conhecido como Beto Louco, com a facção criminosa PCC.
ATUALIZAÇÃO 08/04/2021, às 12h30 – Em nota à Coluna, a Copape informa “não ter qualquer relação com pessoa chamada de “Beto Louco”. E que “Não há motivo algum que pudesse intimidar agentes públicos”.
Fantasma..
A Marinha do Brasil precisa urgentemente passar uma lupa nas aposentadorias e rever a política de provas de vida dos seus aposentados e beneficiários. O Superior Tribunal Militar acaba de condenar duas mulheres – uma filha e uma sobrinha-neta de uma beneficiária – que receberam ilegalmente por 17 anos a aposentadoria de uma senhora que morreu em agosto de 2000. O prejuízo para a União pode chegar a R$ 3 milhões.
O crime foi tão sem-vergonha que as duas mulheres fraudaram documentos e até uma terceira pessoa se passava pela beneficiária por todos esses anos. A filha e a sobrinha-neta da saudosa foram condenadas a 5 e 2 anos de prisão por estelionato. Não foi constatado, no inquérito, participação de militares ou servidores. E a pior notícia para a União: não há saldo em conta das acusadas para devolução do dinheiro.
Boquiabertos
Ministros estão brabos com o colega Edson Fachin no STF, porque foram surpreendidos com sua decisão monocrática no caso Lula. É hábito nos bastidores da toga avisar aos pares que irá se analisar tema polêmico, para que ministros recebam com naturalidade o tamanho da repercussão.
Pazu sem paz
O deputado Hildo Rocha apresentou requerimento (15/21) para o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, se explicar numa comissão da Câmara.
Dose privada
Os grupos de Luciano Hang (Havan) e Carlos Wizard, executivos bolsonaristas, capitaneiam a demanda por compras de vacinas contra Covid para aplicar nos funcionários. A grita foi tão alta que o próprio presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar ao Congresso uma Lei (948/21) para permitir a compra sem doação ao SUS.
Em tempo..
.. A Receita Federal pede prioridade para vacinação de servidores nas Superintendências Regionais Brasil adentro. Alegam que são agentes de segurança, como policiais.
Roda a roleta
O STF incluiu na pauta desta semana o julgamento do mérito do RE 966.177, que poderá (ou não) poderá descriminalizar os jogos de azar, com precedente jurídico no Rio Grande do Sul.