Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Assembleia deve acolhe 30 emendas na reforma da previdência de SC

Líder governista define acordo e anuncia perdas de 7 bilhões de reais: decisão amanhã

Os relatores nas três principais comissões técnicas da Assembleia Legislativa apresentam hoje seus pareceres, já com manifestação final sobre as 73 emendas apresentadas ao projeto original enviado pelo governador Carlos Moisés. Pelo menos 30 propostas de alteração deverão ser acolhidas pelos deputados.
Não pelo exercício soberano da atividade parlamentar. Pela iniciativa do Centro Administrativo, negociada diretamente com os líderes governistas, dirigentes e relatores das comissões.
Ficou evidenciado um grande acordo entre o Executivo e o Legislativo, desde o início desta nova etapa da reforma. Por dois motivos: 1. É inadiável o convencimento sobre mudanças no sistema previdenciário para reduzir o déficit bilionário: 2. A nova atuação do governador, totalmente receptivo as posições dos líderes de bancadas e dos deputados, evitando conflitos no legislativo e a mobilização das corporações.
Estes fatos recentes explicam porque a Assembleia Legislativa decidiu por uma tramitação considerada “temerária” pelo deputado petista Fabiano da Luz, considerando o impacto, a amplitude e a profundidade da reforma proposta pelo Poder Executivo. O governo tinha pressa e contou com colaboração plena do parlamento. Está sendo aprovação a jato.
As emendas terão um impacto de 7 bilhões de reais, em relação ao projeto original, segundo o líder José Miltom Schefer. As emendas aceitas no substituto global tratam dos pontos mais críticos, é verdade.
Mas a redução da isenção previdenciária de R$ 6.440,00 para apenas um salário mínimo, por exemplo, vai atordoar a vida de milhares de servidores. Justamente os de salários menores.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...