Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Assembleia elege hoje a nova Mesa: veja composição

Acordo politico com Mauro de Nadal na Presidência foi selado no ano passado.

A Assembleia Legislativa do Estado inicia hoje os trabalhos de 2021, num clima tranquilo em relação a eleição da nova Mesa Diretora, mas de grande expectativa e alguma tensão sobre a situação judicial envolvendo o deputado Júlio Garcia, que está concluindo o mandato.

Na Alesc, vereadores, prefeito e vice-prefeito de Florianópolis foram empossados nesta sexta-feira (1º) – Foto: Édio Hélio Ramos / Divulgação CMFNa Alesc, vereadores, prefeito e vice-prefeito de Florianópolis foram empossados nesta sexta-feira (1º) – Foto: Édio Hélio Ramos / Divulgação CMF

A escolha do deputado Mauro de Nadal, do MDB, para presidente é consenso. Ele só não terá os 40 votos, porque o deputado Júlio Garcia não deverá comparecer à sessão preparatória. Mauro deverá ter os 39 votos.

A eleição do 1º. vice-presidente terá disputa entre os deputados Nilson Berlanda e Marcius Machado, ambos do PL. A segunda vice-presidência ficará com o deputado Kennedy Nunes, do PSD. O deputado Ricardo Alba, do PSL, será o 1º secretário.

A 2ª Secretaria poderá ficar com o deputado João Amin, único em condições do PP. O deputado Altair Silva está na Secrertaria da Agricultura, José Miltom Schefer é o líder do governo e silvio Dreveck é suplente.

A 3ª. Secretaria será preenchida pelo deputado Padre Pedro Baldissera, do PT, e a 4ª. Secretaria por Laércio Schuster, do PSB.

A sessão será instalada pelo deputado Romildo Titon, por ser o parlamentar mais idoso e com maior número de mandatos. Primeiro haverá a eleição do novo presidente, cabendo ao escolhido presidir os trabalhos de escolha dos demais integrantes da Mesa Diretora.

O processo envolvendo o deputado Julio Garcia mantém um clima de apreensão no parlamento e de ausência de consenso sobre os remédios políticos e jurídicos para reafirmar sua independência.