Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Blumenau: 170 anos, um dos orgulhos de SC

Pandemia impede celebrações, mas cidade homenageou o fundador

Santa Catarina celebra hoje uma data importante, com os 170 anos de fundação de Blumenau. Um marco que inicia novo ciclo na imigração alemã, transformando a colônia criada pelo Dr. Hermann Blumenau num dos principais polos econômicos do Estado.

Mausoléu ao lado da antiga Prefeitura – Foto: mausoleu

É data para ser festivamente comemorada por todos os catarinenses, que só tem motivos para se orgulhar deste povo trabalhador, generoso e íntegro, que sabe preservar seus valores familiares e suas tradições  artísticas e culturais. Em função da pandemia, apenas um ato simples no Mausoléu do fundador, no centro histórico da cidade.

Um polo estadual conhecido no Brasil e no mundo pela Oktoberfest, mas que ao longo de décadas projetou-se pelo valor de seu povo, pelo amor ao trabalho, pela proteção da família, valores e princípios.

São milhares que vão a Blumenau para curtir suas festas extraordinárias, para degustar de sua excelente gastronomia, para apreciar seu maravilhoso enxaimel, para saborear suas cervejas artesanais e para conviver com a alegria de seu povo.

Durante décadas muita gente ia a Blumenau para adquirir produtos da Artex, Garcia, Sul Fabril, Karsten, Kuenrich, Cremer, Hering.  Ou seus famosos cristais.  O têxtil já foi o forte da economia estadual durante anos. E volta com nova oxigenação, após a invasão chinesa.

Mudou o perfil com a informática e marcas famosas, como a Senior Sistemas, a Philips, Benner, HBsis e WK-Sistemas, que  mostram a força da tecnologia da informação, um dos novos pilares da economia.

Agregue-se o setor saúde e encontra-se o Hospital Santa Isabel, líder no Brasil em transplantes, salvando preciosas vidas humanas.

Blumenau tem forte diferencial, encontrado também em outras cidades catarinenses: o espírito comunitário dos clubes de caça e tiro, das entidades culturais e das organizações folclóricas.  Isto se expressa nos vibrantes desfiles da Rua XV, encantando gerações e atraindo multidões do Brasil e de todo o mundo.

Estes eventos transformam Blumenau numa grande família.