Bolsonaro, Lula, Ciro e Simone Tebet têm final de semana com agenda cheia na Bahia

Os quatro pré-candidatos à presidência da República participaram de atos públicos no dia em que se comemora a Independência da Bahia neste sábado (2)

Quatro pré-candidatos à presidência da República realizaram atos públicos na manhã deste sábado (2) em Salvador. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) participaram do cortejo de comemoração da independência da Bahia no centro da Capital. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma motociata na orla soteropolitana até o Parque dos Ventos.

É a primeira vez que quatro presidenciáveis participam de eventos públicos na mesma cidade e no mesmo dia. Veja como foi o ato de cada um dos pré-candidatos:

Ciro Gomes, Lula, Simone Tebet e Jair Bolsonaro fazem atos públicos na Bahia nesta sábado (2) – Foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/NDCiro Gomes, Lula, Simone Tebet e Jair Bolsonaro fazem atos públicos na Bahia nesta sábado (2) – Foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/ND

Lula

O ex-presidente (PT) chegou ao cortejo na altura do Largo Soledade por volta das 9h e caminhou por cerca de um quilômetro sob forte esquema de segurança.

De acordo com informações da Folha, Lula havia sido desaconselhado a participar do cortejo deste sábado por questões de segurança. O petista, no entanto, decidiu participar de um trecho para fazer um contraponto a Bolsonaro, que preferiu se unir a apoiadores em uma motociata.

Lula realiza ato público em Salvador ao lado de apoiadores – Foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/NDLula realiza ato público em Salvador ao lado de apoiadores – Foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/ND

O percurso foi realizado por Lula com o acompanhamento de sua mulher, Rosângela Souza; do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa; do senador Jaques Wagner (PT-BA); do ex-secretário Jerônimo Rodrigues (PT); e do governador da Bahia Rui Costa (PT).

Bolsonaro

O Chefe do Executivo chegou ao Farol da Barra por volta das 9h30 para participar da motociata. Antes de iniciar o trajeto, Bolsonaro discursou por cerca de cinco minutos criticando os governadores do Nordeste.

Além disso, o presidente se posicionou contra uma ação dos governadores no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar barrar a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“É inadmissível que os governadores da região Nordeste entrem na Justiça contra a redução do ICMS. Os governadores da região que dizem ser a favor do povo”, afirmou o presidente. Ele visitou o farol da Barra, onde está localizado o Museu Náutico, mantido pela Marinha.

Presidente realizou nova motociata em Salvador neste sábado (2) – Foto: Léo Munhoz/ NDPresidente realizou nova motociata em Salvador neste sábado (2) – Foto: Léo Munhoz/ ND

Em junho, o presidente sancionou lei que limita a cobrança do ICMS sobre combustíveis a 17%. No entanto, governadores afirmam que o imposto não é a causa do aumento dos preços da gasolina e do diesel, argumentando que a limitação do imposto vai provocar perda de arrecadação.

Ao lado de Bolsonaro, o pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), fez críticas ao atual governador Rui Costa (PT). “Rui Costa, baixe o ICMS dos combustíveis”, disse em discurso.

Após encerrar fala com apoiadores, o presidente iniciou a motociata, que durou até  11h30.

Simone Tebet e Ciro Gomes

A pré-candidata pelo MDB chegou por volta das 9h40 e foi ao encontro de Ciro Gomes, trocando algumas palavras com o também pré-candidato.

O partido da senadora está coligado com o PT, com o vereador Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador, pré-candidato a vice na chapa de Jerônimo, e que apoia a candidatura de Lula.

“Aqui o MDB vai estar em palanque dividido, mas eu tenho certeza que nós vamos ter o espaço que o MDB sempre deu para seus pré-candidatos. Lembrando que esta eleição é eleição de chão, além dos palanques, vamos estar no chão conversando com as pessoas”, afirmou Tebet durante cortejo.

Apesar de ter se encontrado Tebet, Ciro Gomes não ficou por muito tempo no local, por ter torcido o pé durante o trajeto. Mesmo assim, ambos os presidenciáveis postaram em suas redes a foto do encontro. “Eu e Simone Tebet nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”, escreveu Ciro nas redes sociais, em foto com a senadora.

*Com informações do UOL, Folha e R7

Participe do grupo e receba as principais notícias
das Eleições 2022 na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política Brasileira

Loading...