Compromisso com a transformação de Tijucas

À frente da prefeitura pelo seu segundo mandato, Eloi Mariano Rocha aumenta os investimentos em desenvolvimento econômico, e diz que pretende entregar uma nova cidade à população

Tijuquense, Eloi Mariano Rocha, reeleito prefeito de Tijucas no ano passado pelo PSD, mora no bairro Praça, localidade onde nasceu e passou grande parte de sua vida. O professor Eloi, como é conhecido, atuou por mais de 40 anos no magistério.

Prefeito Elói Mariano Rocha: Tijucas viverá décadas de muito desenvolvimento – Foto: PMT/Divulgação/NDPrefeito Elói Mariano Rocha: Tijucas viverá décadas de muito desenvolvimento – Foto: PMT/Divulgação/ND

O ingresso na vida pública ocorreu em 1994, quando foi convidado a ocupar o cargo de secretário municipal de Educação. A pasta ficou sob seu comando por duas vezes e, por um ano, ele também comandou a Fundação Municipal de Esportes de Tijucas.

Em 1996 foi eleito vereador pela primeira vez e, desde então, a paixão pela política o acompanha. Atuou como vereador por três legislaturas seguidas entre 1996 e 2008. Após cinco meses à frente do Executivo municipal em seu segundo mandato, ele diz que a prefeitura dá continuidade a um processo de transformação de Tijucas. Nesta entrevista, ele avalia as ações implantadas até agora e antecipa que os próximos anos devem ser de muito crescimento e desenvolvimento em todas as áreas da cidade.

Como avalia esses primeiros cinco meses do segundo mandato à frente da prefeitura? O que já conseguiu entregar e quais foram as principais realizações neste período?

Iniciamos esta gestão com o compromisso de dar continuidade a um processo que consideramos como uma verdadeira transformação de Tijucas. Isso porque o nosso município recebeu fortes investimentos em infraestrutura na gestão passada e ganhou um novo aspecto, tanto na entrada da cidade como em suas principais ruas e avenidas. Agora estamos com a pavimentação asfáltica da Beira Rio em andamento. Uma obra que representa a realização de um sonho para todos que vivem aqui, bem como nas cidades vizinhas, pois beneficia todo o Vale do Rio Tijucas. Aliado a isso, nosso município tem vivido um período de intenso desenvolvimento econômico, com a chegada de inúmeras empresas todos os dias. Com isso, temos nos destacado no Estado no que se refere à geração de emprego e renda. Agora, além de dar sequência a este trabalho, que não pode parar, temos ainda projetos importantes para a saúde, educação, para o turismo, agricultura, enfim, daremos atenção a todos os setores de maneira especial.

– O que muda neste para o primeiro mandato?

Com certeza a experiência adquirida durante a primeira gestão ajuda muito na tomada de decisões e na continuidade do trabalho neste segundo momento. Além disso, a equipe está ainda mais afinada, já sabemos quais pontos precisam ser melhorados e do que o município precisa. As dificuldades surgem a todo tempo, afinal, buscar soluções é uma rotina na gestão pública, porém, temos conseguido vencer os desafios com muito planejamento e união.

– Tijucas é hoje um dos municípios que mais cresce no Estado e um polo de novas e grandes empresas. A que atribui esse desenvolvimento?

Temos em Tijucas uma característica fundamental para a instalação de empreendimentos de todo o tipo, que é a logística. Nossa localização estratégica, próxima de portos, aeroportos, tendo a BR 101 cortando a cidade e ainda, sendo banhada pelo rio e pelo mar são aspectos que chamam a atenção de empreendedores de diversos segmentos. Além disso, temos muitas áreas ainda a serem ocupadas e todos os dias recebemos novos pedidos de aprovação de loteamentos. Em poucos anos teremos praticamente uma nova Tijucas nascendo diante do grande avanço da construção civil e dos projetos arrojados que estamos iniciando agora, já pensando na cidade a longo prazo.

– Quais são os desafios e ações previstas para a área de Educação?

A pandemia afetou muito o ensino sob todos os aspectos, porém, temos contornado as dificuldades com a continuação de ações importantes como: manutenção, reforma e ampliação de nossas unidades escolares, capacitações frequentes de professores e demais profissionais da rede municipal de ensino, investimento em equipamentos que garantam melhoria no aprendizado de nossos estudantes, enfim, não paramos em nenhum momento. Mesmo durante o período de isolamento social, da suspensão das aulas presenciais, nossa educação não parou e não pode parar. Por isso já estamos licitando novas obras nas escolas, estamos entregando uma obra importante de ampliação da escola Brilho do Sol, no bairro Joáia e ainda temos a nova creche do bairro Nova Descoberta para ser entregue. Estas e outras ações estão em andamento e é prova de que temos cuidado muito para manter a qualidade de nosso ensino e o conforto oferecido aos nossos estudantes, pais e professores.

– Na saúde, como está o enfrentamento da pandemia de Covid-19? E a vacinação?

Foram meses de muita dificuldade, apreensão, investimentos e de dedicação total de nossa equipe. E esse comprometimento de todos que fazem parte da secretaria de Saúde foi fundamental para que pudéssemos enfrentar este momento tão nebuloso e desafiador para todos, no mundo inteiro. Ao longo de toda a pandemia estivemos atentos a tudo que poderia ser feito para minimizar os efeitos desta doença em nossa comunidade. Investimos em estrutura de atendimento, em equipamentos, medicamentos, exames, contratação de profissionais, veículos, enfim, por parte da administração municipal temos feito tudo que está ao nosso alcance para bem atender às pessoas. Quanto à vacinação, dependemos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, que são os que nos fornecem as vacinas. No entanto, o processo de imunização de nossa população tem ocorrido com muita tranquilidade, de forma organizada e vista no Estado como exemplo pela celeridade e eficiência. Aproveito para parabenizar todos da Saúde pelo trabalho que vem sendo realizado com muita excelência.

– Algum outro segmento se destacou? Quais iniciativas levaram a esse desempenho?

O homem do campo também tem sido muito bem atendido durante toda a nossa gestão. Investimos muito em equipamentos, novas máquinas e implementos e principalmente, no suporte aos agricultores com orientação técnica e capacitações. Ao mesmo tempo, temos cuidado muito da infraestrutura da nossa zona rural com trabalho constante de manutenção e alargamento das estradas, sem contar com os vários quilômetros de pavimentação realizados nas localidades do interior de Tijucas. Temos uma grande produção agrícola e também de doces em nosso interior e por isso precisamos dar condições adequadas aos nossos munícipes de mobilidade e escoamento da produção. Esta questão também converge ao aspecto turístico já que todo final de semana recebemos centenas de pessoas na zona rural onde estão instalados parques aquáticos, pousadas e restaurantes, bem como trilhas para caminhada, pedaladas, e a rota Santa Paulina que também tem atraído peregrinos de toda parte. Tudo isso exige um olhar atento da administração e este cuidado para que sejam dadas todas as condições necessárias de evolução a este setor.

– Em relação à infraestrutura, quais são os planos do município?

Na primeira gestão focamos muito na infraestrutura com a revitalização da entrada da cidade, inversão do trânsito na ligação entre o bairro Praça e o Centro e fizemos mais de 20 quilômetros de asfalto nas principais vias da cidade, além de mais de 100 ruas pavimentadas com lajotas. Isso, sem contar com um grande trabalho de drenagem em todas estas obras, pondo fim a antigos problemas de alagamentos em diversos pontos do município. Este trabalho continuará muito forte, com a conclusão da tão esperada e sonhada avenida Beira Rio, juntamente com o início das obras da avenida Hercílio Luz que também será toda revitalizada e asfaltada, além de construção de novas praças públicas, entre elas, a de skate que é um pedido de nossos esportistas que será atendido em breve.  Temos ainda um projetos essenciais e de grande vulto para Tijucas, que são: a dragagem do Rio Tijucas e abertura da boca da barra e a construção dos contornos viários, tanto sul como norte, para tirar o trânsito pesado de dentro do município. Temos ainda a intenção de construir novas pontes, abrir novos acessos, mais postos de saúde e escolas, enfim, Tijucas está sendo desenhada para um futuro de muito sucesso.

– O que Tijucas pode esperar para os próximos anos? Quais são as metas? E as prioridades?

Tijucas ficou inerte por muitos anos e recentemente tem sido vista como a bola da vez, sob diversos aspectos. Por isso temos que manter este ritmo de crescimento, de investimento na infraestrutura do município para continuar atraindo investidores e garantindo serviços de qualidade à nossa população. Tendo empresas pujantes na cidade temos emprego, renda, vemos a economia girar. E é isso que faz uma cidade promissora. Portanto, pelo que temos planejado e executado, bem como, pelo que temos recebido de empreendimentos, posso garantir que Tijucas prospera muito e deve viver novas décadas de muito desenvolvimento. É Tijucas sendo Tijucas: um lugar lindo, acolhedor, de gente do bem e que ganha cada dia mais a condição de cidade! Cidade empreendedora e ideal para se viver.

+

Aniversário de Tijucas

Loading...